Busca avançada
Ano de início
Entree

Dietas com diferentes proporções de proteína e carboidratos para gatos: efeito no metabolismo energético, produção de oxalato e métodos para mensuração do gasto energético

Resumo

Gatos são animais carnívoros, com elevada necessidade de aminoácidos. O aproveitamento de carboidratos por estes animais já foi estudado, contudo existem informações que ainda não são bem esclarecidas para a espécie. Os objetivos deste estudo são avaliar o efeito do consumo de dietas com diferentes relações entre proteína e carboidratos sobre o metabolismo proteico e energético de gatos e a formação e excreção de oxalato pela urina. Adicionalmente, métodos de estudo do gasto energético serão comparados. O estudo será organizado em dois quadrados latinos 4x4, cada um com quatro rações, quatro períodos de sete semanas e quatro gatos, totalizando oito repetições por ração. Serão avaliados alimentos extrusados com diferentes proporções de proteína (PB) e carboidratos (CHO): 20% de PB e 48,5% de CHO; 34% de PB e 33,5% de CHO; 48% de PB e 18,5% de CHO e 62% de PB e 3,5% de CHO. Durante as sete semanas que os gatos receberão os alimentos, serão avaliados: a composição corporal (massa magra e massa gorda) por isótopos de deutério ao início e final do período; a digestibilidade e energia metabolizável dos alimentos; o consumo diário de ração, padrão alimentar e saciedade dos animais; o metabolismo de proteínas por meio do balanço de nitrogênio, excreção urinária de ureia de 24h, catabolismo muscular (pela dosagem de 3-metil-histidina na urina) e manutenção da massa magra corporal; gasto energético diário por calorimetria indireta em câmera de respirometria, obtendo-se dados de gasto energético de manutenção, gasto energético basal, incremento calórico, energia líquida dos alimentos e quociente respiratório para medição indireta da oxidação orgânica de proteína, carboidratos e gorduras; comparação de métodos clássicos de avaliação do gasto energético, especificamente o consumo de energia para manutenção de peso e a respirometria com o método da água duplamente marcada, com vistas e gerar ferramenta para estudos com gatos domiciliados; excreção de oxalato urinário, balanço de oxalato orgânico e supersaturação da urina para oxalato de cálcio. Os resultados obtidos serão avaliados por meio de contrastes polinomiais, exceto os resultados de padrão alimentar, que serão avaliados por medidas repetidas no tempo (P<0,05). Os métodos de avaliação do gasto energético serão avaliados por meio de correlações de Pearson. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOLONI, CAMILA; PERES, FRANCINE M.; SENHORELLO, IGOR L. S.; DI SANTO, LUDMILLA G.; MENDONCA, FERNANDA S.; LOUREIRO, BRUNA A.; PFRIMER, KARINA; FERRIOLLI, EDUARDO; PEREIRA, GENER T.; CARCIOFI, AULUS C. Validation of saliva and urine use and sampling time on the doubly labelled water method to measure energy expenditure, body composition and water turnover in male and female cats. BRITISH JOURNAL OF NUTRITION, v. 124, n. 4, p. 457-469, AUG 28 2020. Citações Web of Science: 0.
GARCIA, CAROLINE A.; LOUREIRO, BRUNA A.; PERES, FRANCINE M.; GOLONI, CAMILA; DI SANTO, LUDMILLA G.; MENDONCA, FERNANDA S.; CARCIOFI, AULUS C. Effects of crude protein and sodium intake on water turnover in cats fed extruded diets. JOURNAL OF ANIMAL PHYSIOLOGY AND ANIMAL NUTRITION, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.