Busca avançada
Ano de início
Entree

Descoberta e desenvolvimento de ativo cosmético para o controle da oleosidade: estudos in silico e in vitro

Processo: 14/50623-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de abril de 2015 - 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Edson Katekawa
Beneficiário:Edson Katekawa
Empresa:Chemyunion Química Ltda
Município: Sorocaba
Assunto(s):Cosméticos  Acne vulgar 

Resumo

Ao longo dos anos, produtos cosméticos passaram a apresentar atividade biológica e complexidade de forma semelhante aos medicamentos. Tal qual ocorre na indústria farmacêutica, os investimentos necessários para a descoberta e desenvolvimento de ativos cosméticos são extremamente significativos e, nem sempre, acompanhados de resultados de sucesso. Por essa razão, nos últimos anos os ensaios virtuais (in silico) emergiram como uma ferramenta muito promissora para a prospecção de substâncias biologicamente ativas. Considerando-se a escassez de agentes seborreguladores eficazes e seguros para aplicação cosmética, juntamente ao impacto socioeconômico associado à incidência da acne, o presente projeto tem como objetivo principal a descoberta e desenvolvimento de um novo ativo controlador da produção de sebo, seguro e de eficácia diferenciada, capaz de promover a redução do brilho excessivo, bem como auxiliar no tratamento da acne. Para alcançar tal objetivo, será realizada a prospecção in silico e confirmação de eficácia por meio de ensaios in vitro integrados. A busca de agentes capazes de regular a produção de sebo na pele se baseia no conhecimento de alvos biológicos e mecanismos moleculares recentemente elucidados e de extrema relevância na sebogênese, sustentando, assim, uma estratégia racional de pesquisa e desenvolvimento de um ativo cosmético. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, MARCELO T.; KATEKAWA, EDSON. On the virtues of automated quantitative structure-activity relationship: the new kid on the block. Future Medicinal Chemistry, v. 10, n. 3, p. 335-342, FEB 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.