Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel do metabolismo da glicose na cardiomiopatia induzida pela exposição à fumaça de cigarros

Resumo

A exposição à fumaça de cigarros (EFC) não só aumenta o risco para doenças cardiovasculares, como também, lesa diretamente o miocárdio. Estudos experimentais e clínicos mostram que EFC está associada com hipertrofia e disfunção miocárdica, independentemente de fatores vasculares. Pouco se sabe sobre os mecanismos envolvidos com a lesão miocárdica induzida pela EFC. Dentre estes mecanismos estão as alterações no metabolismo energético. Em um coração normal, 60 a 90% do ATP são provenientes da oxidação de ácidos graxos (AG). Em condições patológicas, existem alterações na utilização dos substratos, na biogênese mitocondrial e por fim na produção de ATP, que podem comprometer a morfologia e função cardíaca. Estudos mostram que o tabagismo pode levar a resistência insulínica, que por sua vez pode comprometer a bioenergética cardíaca. Entretanto, não é sabido se há comprometimento do metabolismo energético cardíaco associado à resistência insulínica induzida pela EFC. Sendo assim, os objetivos do trabalho são avaliar a resistência insulínica e vias do metabolismo da glicose no coração de ratos submetidos à EFC e sua associação com variáveis morfofuncionais cardíacas. Serão utilizados 20 animais alocados em 2 grupos: grupo de animais expostos á fumaça de cigarros (EFC), e grupo animais não expostos á fumaça de cigarros (C). Após 2 meses os animais serão submetidos a: a) estudo bioquímico para avaliação de resistência insulínica e exposição ao cigarro, b) estudo ecocardiográfico para avaliação morfofuncional; c) aferição da pressão arterial caudal; d) estudo histológico utilizando imunofluorescência para avaliação de hipertrofia, angiogenese e translocação de GLUt-4; e) Western Blot para avaliação da expressão de proteínas envolvidas com resistência insulínica e metabolismo da glicose f) avaliação espectrofotométrica para avaliação da atividade de enzimas do metabolismo energético e da quantidade de glicogênio cardíaco. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZEVEDO, PAULA SCHMIDT; POLEGATO, BERTHA F.; PAIVA, SERGIO; COSTA, NARA; SANTOS, PRISCILA; BAZAN, SILMEIA; HENRIQUE FERNANDES, ANA ANGELICA; FABRO, ALEXANDRE; PIRES, VANESSA; TANNI, SUZANA E.; PEREIRA, FILIPE LEAL; LO, ANGELO; GRASSI, LETICIA; CAMPOS, DIJON; ANDROCIOLI, VICKELINE; ZORNOFF, LEONARDO; MINICUCCI, MARCOS. The role of glucose metabolism and insulin resistance in cardiac remodelling induced by cigarette smoke exposure. JOURNAL OF CELLULAR AND MOLECULAR MEDICINE, v. 25, n. 2 DEC 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.