Auxílio à pesquisa 14/17693-1 - Neoplasias mamárias, Metástase - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do valor prognóstico de transportadores de monocarboxilatos (MCT) em pacientes com câncer de mama

Processo: 14/17693-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2015
Data de Término da vigência: 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Beatriz da Costa Aguiar Alves Reis
Beneficiário:Beatriz da Costa Aguiar Alves Reis
Instituição Sede: Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Organização Social de Saúde. Fundação do ABC. Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Fernando Luiz Affonso Fonseca
Assunto(s):Neoplasias mamárias  Metástase  Marcador molecular  Transportadores de ácidos monocarboxílicos  Prognóstico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Câncer de mama | marcador molecular | Mct | Metástase | Neoplasia | prognóstico | Fisiopatologia experimental

Resumo

As neoplasias da mama são a principal causa de mortalidade por câncer entre mulheres e estas pacientes vivem sob o risco do desenvolvimento de metástases. A natureza heterogênea destas metástases faz com que seja difícil não apenas a definição da cura, como também dos fatores de risco para seu desenvolvimento. Atualmente, alguns marcadores de prognóstico já auxiliam a prática clínica, sendo que os mais utilizados são os receptores hormonais (ER e PR), Her2, o antígeno Ki-67 e Antígenos Carboidrato 15-3 e Carcinoembriônico (CA 15-3 e CEA). É conhecido de que células tumorais são extremamente glicolíticas, produzem lactato em excesso e prosperam em condições hipóxicas, tendo como consequência de seu metabolismo a acidose, uma diminuição do pH extracelular. Um dos mecanismos mais importantes envolvidos na regulação do pH intracelular é o transporte simultâneo de lactato e prótons, mediado por uma família de proteínas de membrana conhecida por transportadores de monocarboxilatos, MCT. Atualmente, na lista de alvos metabólicos para terapias anticâncer encontram-se o MCT1 e MCT4, membros da família MCT regulados por CD147. Este projeto tem como objetivo o estudo da expressão de MCT1, MCT4 e CD147 por qPCR em amostras de tumor e na fração mononuclear do sangue periférico de pacientes com câncer de mama ao longo de seu tratamento para verificar seu potencial valor prognóstico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIRA, D.; TEODORO, T. R.; DA SILVA PINHAL, M. A.; AFFONSO FONSECA, F. L.; DE SOUSA GEHRKE, F.; AZZALIS, L. A.; DE CAMPOS JUNQUEIRA, V. B.; DA COSTA AGUIAR ALVES, B.. Profile of hMSH2 expression in breast tumors and lymph nodes: a preliminary study. EUROPEAN REVIEW FOR MEDICAL AND PHARMACOLOGICAL SCIENCES, v. 19, n. 17, p. 3229-3233, . (14/17693-1)
LUZ, MARIA CLAUDIA DE B.; PEREZ, MATHEUS M.; AZZALIS, LIGIA A.; SOUSA, LUIZ VINICIUS DE A.; ADAMI, FERNANDO; FONSECA, FERNANDO L. A.; ALVES, BEATRIZ DA C. A.. Evaluation of MCT1, MCT4 and CD147 Genes in Peripheral Blood Cells of Breast Cancer Patients and Their Potential Use as Diagnostic and Prognostic Markers. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 18, n. 4, . (14/17693-1)