Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de selante tissular à base de veneno de cobra e cianoacrilatos aplicados em resina acrílica na quantidade e atividade das células de C. albicans, citotoxicidade sobre fibroblastos gengivais (fase I) e ensaio de degradação das superfícies (fase II)

Processo: 14/09426-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2015 - 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Vinicíus Carvalho Porto
Beneficiário:Vinicíus Carvalho Porto
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Pesq. associados:Karin Hermana Neppelenbroek ; Vanessa Soares Lara
Assunto(s):Candida albicans  Prótese total  Prótese dentária  Venenos de serpentes  Selantes de fossas e fissuras  Estomatite sob prótese  Citotoxicidade 

Resumo

A estomatite protética é uma patologia que acomete muitos usuários de prótese total (PT) e um dos seus principais causadores é a infecção por Candida albicans (C. albicans). Este microrganismo se adere facilmente na resina acrílica, principalmente devido às características de superfície deste material, como alta rugosidade e hidrofobicidade. Inicialmente, o objetivo deste trabalho será avaliar se quatro produtos (selante tissular a base de veneno de cobra, etil-cianoacrilato, butil-cianoacrilato ou octil-cianoacrilato), quando aplicados na superfície da resina acrílica, são capazes de diminuir a formação do biofilme de C. albicans, por meio da cultura microbiológica e o ensaio colorimétrico de XTT. Posteriormente, para observar a influência destes produtos sobre o biofilme de C. albicans, será avaliada a sua a atividade celular pelo ensaio ROS. Além disso, devido ao contato direto e constante da mucosa com a PT, onde se aplicariam os produtos, eles serão testados quanto a sua citotoxicidade sobre fibroblastos gengivais humanos por meio do ensaio colorimétrico MTT. E por fim, para esclarecer os mecanismos pelos quais os produtos provocarão diminuição ou aumento de formação de biofilme as camadas formadas pelos produtos serão avaliadas quanto a sua integridade física antes e após desinfecção química (hipoclorito de sódio 1% e gluconato de clorexina 4%) e crescimento de biofilme no espécime por 14 e 30 dias. A avaliação será feita através da hidrofobicidade (goniômetro), rugosidade média de superfície (microscópio confocal de superfície-MCS) e imagens tridimensionais da superfície (MCS) . Os resultados obtidos serão analisados de maneira distinta para cada ensaio. Os resultados numéricos passarão pelo teste de avaliação de normalidade Shapiro-Wilk e dependendo do resultado será analisado pelo teste estatístico competente. O nível de significância adotado será de 5%. Os ensaios que produzirem resultados descritivos serão analisados por meio de estatística descritiva. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLORA FREITAS FERNANDES TÁVORA; ANA PAULA CHAPPUIS CHOCANO; DENISE GUSMÃO DE OLIVEIRA; JEFFERSON RICARDO PEREIRA; RICARDO SERGIO ALMEIDA; KARIN HERMANA NEPPELENBROEK; VINÍCIUS CARVALHO PORTO. Beneficial Effects of Ethyl-Cyanoacrylate Coating Against Candida Albicans Biofilm Formation. Brazilian Dental Journal, v. 30, n. 3, p. 266-271, Jun. 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.