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V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações - III Simpósio Internacional de Educação a Distância

Processo: 15/02668-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 24 de maio de 2015 - 27 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Klaus Schlünzen Junior
Beneficiário:Klaus Schlünzen Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial  Educação a distância  Inclusão escolar  Tecnologias da informação e comunicação  Eventos científicos e de divulgação 

Resumo

O V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) e o III Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD) são eventos promovidos pelo Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Educacional e Social (CPIDES). Os eventos serão realizados concomitantemente no período de 24 a 27 de maio de 2015, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente/SP. As origens do V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) vêm de 2003 a partir de uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API) na FCT/UNESP. Sua proposta é viabilizar o diálogo sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva considerando a diversidade humana e a valorização das diferenças.O III Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD) tem como premissa a formação de educadores em um saber inclusivo que permita utilizar tecnologias digitais e redes de compartilhamento educacionais, para construir e ressignificar a Educação em um novo modelo de comunicação que fundamenta e instrumentaliza as estratégias didáticas vigentes, com o objetivo de formar um profissional transformador, que enfrente o desafio da diversidade, propondo soluções.A EaD e o uso das tecnologias digitais atuais possibilitam a redução de barreiras espaciais e temporais e estimulam e potencializam a articulação de conhecimentos interdisciplinares. Este processo passa a ser fundamentado na interação, via ambientes virtuais, da aprendizagem entre professores e profissionais de educação mediados pelo uso das tecnologias digitais. Como exemplo temos a "Cloudcomputing" cada vez mas associada à educação como método pedagógico e não só como solução da TI. O tema "Inovações Tecnológicas e Práticas Inclusivas na Sociedade Contemporânea" proposto para os eventos concomitantes simboliza a oportunidade de refletir sobre estas temáticas, construir conhecimento, favorecer o debate. (AU)