Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento pelos futuros professores de matemática de um olhar profissional para a docência

Processo: 15/04939-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 07 de junho de 2015 - 21 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Nielce Meneguelo Lobo da Costa
Beneficiário:Nielce Meneguelo Lobo da Costa
Pesquisador visitante: Salvador Llinares Ciscar
Inst. do pesquisador visitante: Universidad de Alicante (UA), Espanha
Instituição Sede: Coordenadoria de Pesquisa. Universidade Bandeirantes (UNIBAN). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática  Ensino de matemática  Formação de professores  Educação profissionalizante  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem profissional | formação de professores de matemática | formação inicial | Olhar profissional | Profissionalização docente | Educação Matemática

Resumo

Na investigação sobre a docência em Matemática, uma questão fundamental se relaciona à maneira pela qual o professor mobiliza seus conhecimentos para desenvolver a prática de ensinar. Para nós, pesquisadores em Educação, é preciso compreender a relação entre os diferentes componentes do conhecimento para o ensino e o que os professores devem conhecer para construírem situações de aprendizagem e resolverem os problemas que se apresentam a eles em sala de aula. Nessa perspectiva de identificar os conhecimentos matemáticos que impulsionam a habilidade do professor para um olhar profissional (em inglês, professional noticing) que lhe permita "entrever" o pensamento matemático do aluno têm se situado pesquisas tais como a de Llinares (2013). A ideia é de como auxiliar o professor a desenvolver esse "olhar" para identificar o raciocínio do aluno. O professor visitante, Prof. Dr. Salvador Llinares, durante sua permanência no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNIBAN discutirá como promover, em processos formativos, o desenvolvimento da competência do professor em utilizar os seus conhecimentos para a elaboração, organização e aplicação de tarefas para ensino de matemática. Discutirá, o conceito de olhar profissional (professional noticing) e resultados de pesquisas empreendidas na Espanha sobre o desenvolvimento da capacidade do futuro professor em compreender o pensamento matemático dos estudantes. A partir das discussões desenvolveremos o texto final de um projeto de pesquisa intitulado "Desenvolvimento pelos Futuros Professores de Matemática de um Olhar Profissional para a Docência", envolvendo os dois grupos de pesquisa: o da Universidade de Alicant e da UNIBAN. Além disso, o Prof. Dr. Llinares está envolvido em outro projeto de pesquisa, em desenvolvimento, intitulado "Formação Inicial de Professores e a Integração da Prática Como Componente Curricular na Disciplina de Matemática Elementar" e também contribuirá na análise e no estabelecimento de conclusões dessa investigação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)