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Quem quer ser professor? Um estudo sobre a trajetória formativa e profissional de egressos do PIBID

Processo: 15/02745-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2015 - 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Norinês Panicacci Bahia
Beneficiário:Norinês Panicacci Bahia
Instituição-sede: Escola de Comunicação, Educação e Humanidades. Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS). São Bernardo do Campo , SP, Brasil
Pesq. associados: Fátima Aparecida Pighinelli Azar ; Mara Pavani da Silva Gomes ; Roger Marchesini de Quadros Souza
Bolsa(s) vinculada(s):16/08211-9 - Políticas públicas nacionais de Valorização do Magistério: organização da documentação, BP.TT
Assunto(s):Formação de professores  Licenciatura  Escola pública 

Resumo

Tendo em vista a atual crise das licenciaturas, motivada principalmente pela falta de interesse e baixíssima procura pelos cursos de formação de professores e, considerando, a proposição do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (CAPES) como uma política de incentivo e valorização do magistério, pretendemos realizar uma investigação sobre a trajetória formativa e profissional dos licenciados egressos deste Programa, que foi implantado na UMESP - Universidade Metodista de São Paulo em agosto/2012 . O foco da investigação é o de analisarmos se os investimentos e as ações desenvolvidas pelo PIBID/UMESP estão, de alguma forma, colaborando para a opção e a inserção dos egressos (que foram licenciandos bolsistas entre 2012-2014), como professores em escolas da rede pública de ensino de São Paulo. Esta proposta complementa e se insere nos estudos e pesquisas do GEPEAD - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância (devidamente cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisas no Brasil/CNPq), no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Metodista de São Paulo. (AU)

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