Busca avançada
Ano de início
Entree

Rede de modelagem de viabilidade econômico-ecológica, de pesca e cenários (SEAVIEW)

Processo: 14/50711-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2015 - 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Convênio/Acordo: Belmont Forum
Pesquisador responsável:Luiz Felipe Mendes de Gusmão
Beneficiário:Luiz Felipe Mendes de Gusmão
Pesq. responsável no exterior: Luc Doyen
Instituição no exterior: Groupe de Recherche en Économie Théorique et Appliquée (GREThA), França
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Recursos pesqueiros  Análise de cenários  Biodiversidade 

Resumo

Conciliar o abastecimento e segurança alimentar com a proteção da biodiversidade é um dos principais desafios do século, especialmente em face do crescimento da população e mudanças climáticas. O caso da pesca e os ecossistemas marinhos é especialmente desafiador nesta perspectiva ecológico-econômica. Muitos cientistas marinhos defendem uma abordagem ecossistêmica da identificação de cenários sustentáveis e estratégias de gestão para este sócio-ecossistemas marinhos. No entanto, a maneira de operacionalizar tal gestão da pesca baseada nos ecossistemas (EBFM) continua sendo um desafio. A modelagem de viabilidade, co-viabilidade ou eco-viabilidade é agora reconhecida por um número crescente de pesquisadores como uma estrutura relevante para EBFM. No contexto dos sistemas ecológicos-econômicos dinâmicos, os modelos de viabilidade permitem tanto avaliar as vulnerabilidades ecológicas e econômicas de determinados cenários e projeções, como exibir estados e controles que sustentam a segurança e a resiliência do sócio-ecossistemas. O objetivo da rede SEAVIEW é reforçar e divulgar os avanços metodológicos das equipes da rede sobre a modelagem de viabilidade para pesca baseada nos ecossistemas e cenários da biodiversidade marinha e estratégias de gestão. Para isso, a rede SEAVIEW contara com as competências interdisciplinares em economia, ecologia e modelagem integrada, bem como os estudos de caso de diferentes parceiros, incluindo a França (CNRS, IFREMER), Austrália (CSIRO), Alemanha (Univ. Kiel), Noruega (Univ. Tromsoe), Brasil (UNIFESP e ITA) e África do Sul (Univ. Cape Town). O consórcio pretende melhorar os modelos ecológico-econômicos, métodos e ferramentas, para divulgá-las amplamente e desenvolver ambiciosos esforços de investigação em colaboração que podem ser apresentados para financiamento à programas internacionais de pesquisa. Os objetivos específicos da rede incluem a organização de uma conferência mundial em NRM (Natural Resource Modeling) em 2015, e uma sessão temática em um simpósio internacional sobre a integração da dimensão humana nas avaliações integradas de uso do oceano, bem como uma proposta para a chamada Belmont para pesquisa projetos em cenários de biodiversidade em 2017. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, MARCIA; BARBOSA, RENATA DE FARIA; TORRENTE-VILARA, GISLENE; GUANAZ, GABRIELA; OLIVEIRA DE JESUS, EDGAR FRANCISCO; MARSICO, ELIANE TEIXEIRA; RESENDE RIBEIRO, ROBERTA DE OLIVEIRA; GUSMAO, FELIPE. Multielemental composition and consumption risk characterization of three commercial marine fish species. Environmental Pollution, v. 252, n. B, p. 1026-1034, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.
SILVA-CAVALCANTI, JACQUELINE SANTOS; SILVA, JOSE DIEGO B.; DE FRANCA, ELTON JOSE; BARBOSA DE ARAUJO, MARIA CHRISTINA; GUSMAO, FELIPE. Microplastics ingestion by a common tropical freshwater fishing resource. Environmental Pollution, v. 221, p. 218-226, FEB 2017. Citações Web of Science: 39.
GUSMAO, FELIPE; DI DOMENICO, MAIKOH; AMARAL, A. CECILIA Z.; MARTINEZ, ALEJANDRO; GONZALEZ, BRETT C.; WORSAAE, KATRINE; DO SUL, JULIANA A. IVAR; LANA, PAULO DA CUNHA. In situ ingestion of microfibres by meiofauna from sandy beaches. Environmental Pollution, v. 216, p. 584-590, SEP 2016. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.