Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da neuropatia diabética periférica na coordenação e controle das forças que agem na interação dedos-objeto durante a manipulação de objetos e suas relações com parâmetros eletrofisiológicos

Processo: 14/26397-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2015 - 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Paulo Barbosa de Freitas Júnior
Beneficiário:Paulo Barbosa de Freitas Júnior
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropatias diabéticas  Diabetes mellitus  Controle motor  Eletrofisiologia 

Resumo

A neuropatia diabética periférica (NDP) é uma das principais comorbidades da Diabetes Mellitus (DM). Apesar da grande incidência, seu diagnóstico muitas vezes se dá tardiamente e geralmente, após o exame de eletroneuromiografia (ENMG). Embora os sinais e sintomas da NDP se mostrem exacerbados nas pernas e pés, por seus efeitos serem sistêmicos resolvemos estudá-los também nas mãos. Nossos primeiros estudos mostraram que a porcentagem de força de preensão (FP) acima da mínima necessária para que o objeto não escorregue (i.e., a margem de segurança - MS), foi menor em indivíduos diabéticos com e sem NDP em comparação aos indivíduos sadios. Assim, o principal objetivo deste projeto é verificar se variáveis de controle das forças atuantes na interface dedos-objeto relacionam-se com a velocidade de condução nervosa (VCN), variável confiável na detecção da NDP. Para tanto, examinaremos e compararemos o desempenho de indivíduos diabéticos sem NDP com NDP com diferentes graus de comprometimento e indivíduos sadios em controlar a magnitude da FP durante uma tarefa de segurar um objeto instrumentado com célula de carga durante: (1) uma perturbação inesperada, onde a força que leva ao escorregamento do objeto irá aumentar direcionada ou para cima ou para baixo; (2) uma tarefa de segurar, levantar e mantém um objeto parado e (3) ao segurá-lo e balançá-lo verticalmente nas frequências de 0,8 e 1,2 Hz. Adicionalmente, avaliaremos a VCN do nervo mediano e examinaremos sua relação com as variáveis de controle das forças obtidas nessas condições experimentais na busca de um melhor entendimento dos efeitos da neuropatia no controle dos movimentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA LIMA, KAUE CARVALHO; BORGES, LEANDRO DA SILVA; HATANAKA, ELAINE; ROLIM, LUIZ CLEMENTE; DE FREITAS, PAULO BARBOSA. Grip force control and hand dexterity are impaired in individuals with diabetic peripheral neuropathy. Neuroscience Letters, v. 659, p. 54-59, OCT 17 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.