Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de antioxidantes de extratos de plantas no controle do estresse oxidativo em ovinos confinados alimentados com dieta com elevada proporção de concentrado

Resumo

Dietas de terminação de bovinos e ovinos em geral contêm elevada proporção de amido e alteram a fermentação, modulando a produção de ácidos graxos para uma melhor eficiência energética. Contudo, a alteração na fisiologia do animal pode influenciar na homeostase redox, fazendo com que entre em estresse oxidativo, diminuindo sua capacidade produtiva e causando doenças no animal. Apesar de alguns compostos possuírem efeito antioxidante, não está totalmente elucidada a sua eficiência no combate aos radicais livres. Baseado no problema exposto objetiva-se com o projeto avaliar a influência de compostos extraídos de plantas e do selênio no controle do estresse oxidativo e na qualidade da carne. O experimento será conduzido no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, da Universidade de São Paulo. Serão utilizados 48 cordeiros Dorper x Santa Inês desmamados aos 60 dias, distribuídos em blocos casualizados em quatro tratamentos: ração controle, ração controle mais extrato das plantas Magnolia officinalis e Macleaya cordata (EP), controle + selênio + vitamina E, e ração controle mais Se + vit. E + EP. Serão quatro períodos experimentais de 14 dias, sendo 10 dias de adaptação e quatro dias de coleta. Será avaliada no sangue a capacidade antioxidante total, a capacidade oxidante total, níveis de glutationa peroxidase, catalase, peróxido de hidrogênio, malonaldeído e superóxido dismutase, todas usando kits comerciais específicos. Serão avaliados na carne aspectos como cor, maciez, pH, TBARS e tempo de prateleira. As variáveis analisadas permitirão compreender o controle do estresse oxidativo por parte do composto natural utilizado, possibilitando um melhor entendimento na fisiologia do animal, bem como a sua influência na estabilidade oxidativa da carne post mortem. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA LIMA, TIAGO RONIMAR; GALLO, SARITA BONAGURIO; ROSA, ALESSANDRA FERNANDES; DA LUZ E SILVA, SAULO; BROCHADO, THAIS; ALVES BEZERRA, HELENA VIEL; PUTRINO, SORAIA MARQUES; MARTINS, MARCELA BUOSI; LEME, PAULO ROBERTO. Effect of Macleaya cordata and Magnolia officinalis plant extracts on oxidative stress control in lambs fed a high-concentrate diet. ASIAN-AUSTRALASIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCES, v. 33, n. 6, p. 913-920, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.