Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de conjugados obtidos entre polissacarídeos capsulares de Streptococcus pneumoniae e PspA como candidatos vacinais

Processo: 15/07225-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2015 - 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Giovana Cappio Barazzone
Beneficiário:Giovana Cappio Barazzone
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Viviane Maimoni Gonçalves
Assunto(s):Biotecnologia  Vacinas conjugadas  Streptococcus pneumoniae  Polissacarídeos bacterianos 

Resumo

As vacinas conjugadas são atualmente um dos meios mais eficazes na prevenção de doenças causadas por patógenos como Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Neisseria meningitidis. A organização mundial da saúde recomenda o uso dessas vacinas. O S. pneumoniae é a causa mais comum de pneumonia bacteriana, sinusite e otite media aguda em crianças. É de grande importância o desenvolvimento de métodos alternativos de obtenção de vacinas conjugadas com intuito de aumentar a disponibilidade das mesmas bem como de aumentar o número de produtores principalmente em países em desenvolvimento. Com esse objetivo o Centro de Biotecnologia do Instituto Butantan vem estudando a síntese desses conjugados e sua aplicabilidade como vacinas. Nesse sentido o presente projeto propõe a continuação dos estudos referente a síntese de conjugados entre polissacarídeos capsulares de S. pneumoniae e proteínas de superfície pneumocócicas como carreadoras com o intuito de se aumentar a cobertura vacinal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, MIRIAM A.; CONVERSO, THIAGO R.; GONCALVES, VIVIANE M.; LEITE, LUCIANA C. C.; TANIZAKI, MARTHA M.; BARAZZONE, GIOVANA C. Conjugation of PspA4Pro with Capsular Streptococcus pneumoniae Polysaccharide Serotype 14 Does Not Reduce the Induction of Cross-Reactive Antibodies. Clinical and Vaccine Immunology, v. 24, n. 8 AUG 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.