Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo SABE: estudo longitudinal de múltiplas coortes sobre as condições de vida e saúde dos idosos do município de São Paulo - coorte 2015

Resumo

O Estudo SABE iniciou em 2000 sob coordenação da Organização Pan Americana da Saúde como um estudo multicêntrico desenvolvido em sete centros urbanos da América Latina e Caribe para traçar o perfil das condições de vida e saúde das pessoas idosas na Região. No Brasil, foi desenvolvido na cidade de São Paulo onde foram entrevistadas 2.143 pessoas (Coorte A) com idade igual ou superior a 60 anos obtidos por amostra probabilística. Em 2006 foram localizadas e reentrevistadas 1.115 pessoas, introduzindo-se uma nova amostra probabilística de idosos com idade de 60 a 64 anos (Coorte B, n=298) com o objetivo principal de identificar as transformações que ocorrem no processo de envelhecimento entre as diferentes gerações. Em 2010 foi realizado o seguimento das coortes A e B e introduzida nova coorte de 60 a 64 anos (C, n=355). Nas três coletas (2000, 2006 e 2010) utilizou-se questionário, avaliação antropométrica e testes funcionais, introduzindo-se a coleta de sangue para avaliação de parâmetros bioquímicos, imunológicos e genéticos e, também, o acelerômetro para medir objetivamente o gasto calórico dos idosos. Objetivo: seguimento longitudinal do Estudo, SABE (Saúde, Bem-estar e Envelhecimento) para o ano de 2015 com o acompanhamento das coortes anteriores (A, B e C) e introdução de nova coorte de 60 a 64 anos (D) para verificar as alterações nas condições de vida e de saúde das pessoas idosas e seus determinantes entre os anos de 2000, 2006,2010 e 2015. Metodologia: Os dados serão coletados a partir de entrevista domiciliar, avaliação antropométrica e bucal, realização de testes funcionais, acelerometria, testes sanguíneos (bioquímicos, imunológicos e genéticos, exame de urina, realização de exames cardiológicos, respiratórios e DEXA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Círculo virtuoso 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA PAULA SAYURI SATO; FABÍOLA BOF DE ANDRADE; YEDA APARECIDA OLIVEIRA DUARTE; JOSÉ LEOPOLDO FERREIRA ANTUNES. Cobertura vacinal e fatores associados à vacinação contra influenza em pessoas idosas do Município de São Paulo, Brasil: Estudo SABE 2015. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. -, 2020.
SAYURI SATO, ANA PAULA; DE ANDRADE, FABIOLA BOF; OLIVEIRA DUARTE, YEDA APARECIDA; FERREIRA ANTUNES, JOSE LEOPOLDO. Vaccine coverage and factors associated with influenza vaccination in the elderly in the city of Sao Paulo, Brazil: SABE Study 2015. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 2 2020. Citações Web of Science: 0.
JAIR LICIO FERREIRA SANTOS; YEDA APARECIDA DE OLIVEIRA DUARTE; MARIA LÚCIA LEBRÃO. Condições pregressas e saúde no estudo “Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento” (SABE). Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 21, p. -, 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.