Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do perfil da fluência de fala de pacientes com doenças neurológicas

Processo: 15/03738-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2015 - 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fabiola Staróbole Juste
Beneficiário:Fabiola Staróbole Juste
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças do sistema nervoso  Atividade motora  Fala  Gagueira 

Resumo

O objetivo do estudo proposto é caracterizar o perfil da fluência de pacientes de diferentes patologias neurológicas que apresentam alterações da fala. A hipótese do estudo é que as patologias neurológicas, por estarem relacionadas aos diferentes estágios da produção da fala, apresentem diferenças quanto ao perfil da fluência. Participarão do estudo 80 indivíduos, de 40 a 80 anos de idade, de ambos os gêneros, divididos em 4 grupos: G1 (20 indivíduos com diagnostico de acidente vascular cerebral); G2 (20 indivíduos com diagnóstico de Doença de Parkinson); G3 (20 indivíduos com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico); e G4 (20 indivíduos sem qualquer alteração de comunicação e/ou neurológica - grupo controle). Para todos os participantes, serão coletadas seis amostras de fala envolvendo diferentes tarefas: fala autoexpressiva (monólogo e conversação), leitura (individual e coro) e fala não expressiva (fala automática e canto). Para os participantes que apresentarem resultados indicativos de gagueira, serão aplicados o SSI-3 (para determinar a gravidade) e a avaliação das seis características indicativas de gagueira neurogênica (tipo de palavra rompida, local da ruptura na palavra, desempenho em diferentes tarefas de fala, concomitantes físicos, efeito de adaptação e ansiedade). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUSTE, FABIOLA STAROBOLE; SASSI, FERNANDA CHIARION; COSTA, JULIA BIANCALANA; FURQUIM DE ANDRADE, CLAUDIA REGINA. Frequency of speech disruptions in Parkinson's Disease and developmental stuttering: A comparison among speech tasks. PLoS One, v. 13, n. 6 JUN 18 2018. Citações Web of Science: 2.
FABIOLA STARÓBOLE JUSTE; CLAUDIA REGINA FURQUIM DE ANDRADE. Perfil da fluência da fala em diferentes tarefas para indivíduos com Doença de Parkinson. CoDAS, v. 29, n. 4 2017.
JUSTE, FABIOLA STAROBOLE; FURQUIM DE ANDRADE, CLAUDIA REGINA. Speech fluency profile on different tasks for individuals with Parkinson's disease. CoDAS, v. 29, n. 4 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.