Busca avançada
Ano de início
Entree

Análises quantitativas de relações comportamentais: Visita do Dr. Armando Domingos Batista Machado à UFSCar.

Processo: 15/06491-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de outubro de 2015 - 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Pesquisador visitante: Armando Domingos Batista Machado
Inst. do pesquisador visitante: Universidade do Minho (UMinho), Portugal
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, AP.TEM
Assunto(s):Análise do comportamento 

Resumo

Esta proposta tem por objetivo apoiar, por 10 meses, a visita do Dr. Armando Machado, da Universidade do Minho (Portugal), a laboratórios vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE) - financiado pela FAPESP (Processo 2008/57705-8) e pelo CNPq (#573972/2008-7). O principal local da visita será a UFSCar, sede do INCT, mas também está planejada uma interação com a USP (São Paulo) e visitas de curta duração a três universidades federais: UFMG, UnB e UFPA (estas instituições serão responsáveis pelo custo do deslocamento no país e pela manutenção do pesquisador durante a visita às suas instalações). O objetivo principal da visita será a participação do pesquisador em projetos de pesquisa (um em andamento e um a ser implementado no início da visita) e em seminários de pesquisa para discussão de projetos em andamento nos diferentes laboratórios a serem visitados. Outros objetivos incluem ministrar disciplinas de pós-graduação (na UFSCar e na USP), ministrar conferências, redigir um artigo científico derivado de pesquisa conduzida em parceria com pesquisadora da UFSCar e participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, apresentando uma conferência e um workshop. O Dr. Armando visitou a UFSCar e a USP em outras ocasiões e tem apresentado uma excelente contribuição; suas perguntas instigantes e sugestões pertinentes impactam a formação de alunos (em sala de aula e, especialmente, no laboratório) e desafiam os pesquisadores. Tem também recebido egressos de nossos mestrados como alunos de doutorado em seu programa e acolhido alunos de doutorado para estágio sanduíche em seu laboratório. Os resultados dos trabalhos em parceria têm sido publicados em coautoria com ele, em importantes periódicos internacionais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCIENZA, LIVIA; DE CARVALHO, MARILIA PINHEIRO; MACHADO, ARMANDO; MORENO, ANTONIO MAURICIO; BISCASSI, NATALIA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS. Simple discrimination in stingless bees (Melipona quadrifasciata): Probing for select- and reject-stimulus control. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 112, n. 1, p. 74-87, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.