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Construção de uma metodologia participativa para a transformação escolar baseada em dados

Processo: 15/02625-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de julho de 2015 - 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Tel Amiel
Beneficiário:Tel Amiel
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Informática Aplicada à Educação (NIED). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Dulcinéia Aparecida Ribeiro ; Matthew Taylor ; Richard P. West ; Wilmara Alves Thomaz
Bolsa(s) vinculada(s):17/16550-0 - Construção de uma plataforma para definição e análise de estratégias, BP.TT
16/09943-3 - Construção de uma plataforma para definição e análise de estratégias, BP.TT
15/16929-4 - Construção de uma metodologia participativa para a transformação escolar baseada em dados, BP.EP
15/17354-5 - Construção de uma metodologia participativa para a transformação escolar baseada em dados, BP.EP
Assunto(s):Avaliação da educação  Inovação  Educação escolar básica  Análise de dados  Escola pública  Qualidade da educação 

Resumo

Este projeto tem como objetivo implementar e investigar uma metodologia para a melhoria da escola pública. A análise da escola como uma organização tem angariado interesse dos pesquisadores que buscam a melhoria do ensino público através de análises sistêmicas. Neste projeto partimos do conceito de uma noção sistêmica do "clima escolar" avaliando e buscando aprimorar as condições de aprendizado, ensino e participação da comunidade escolar, promovendo uma maior abertura à transformações e inovação. Fazemos uso de questionários, previamente validados, para avaliar a percepção de todos os entes escolares (pais, alunos, gestores, e funcionários) sobre o clima escolar. Os dados, uma vez analisados, são utilizados por um grupo curador, representativo, que define metas e ações com base nos dados. Pesquisadores e colaboradores locais documentam estratégias e barreiras e sucessos, retornando as análises ao grupo de trabalho. A metodologia parte de estudos realizados ao longo de uma década em centenas de escolas nos EUA e tem como base um projeto piloto realizado em parceria, entre 2012-2014 com duas escolas públicas estaduais de São Paulo, além de um estágio pós-doutoral nos EUA. Neste projeto buscamos formalizar o projeto de pesquisa coletando e analisando dados longitudinais de natureza qualitativa e quantitativa de maneira sistemática. Buscamos desenvolver uma metodologia sustentável para engajar atores escolares no uso de dados para definir, implementar e aferir estratégias para mudança em sua prática, e em tempo, fomentar a abertura e inovação na organização escolar. (AU)