Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre a ocorrência de Biomphalaria Preston, 1910 (Mollusca: Planorbidae) e identificação de áreas de risco para transmissão do Schistosoma mansoni Sambon, 1907 na Bacia do Alto Tietê, São Paulo, Brasil

Resumo

O objetivo deste trabalho é conhecer a biodiversidade, a dinâmica de distribuição e a infecção natural pelo Schistosoma mansoni das Biomphalaria na Bacia do Alto Tietê, além da extensão e grandeza das áreas de risco de transmissão do parasita nessas áreas. A área de estudo abrange áreas de várzeas do Rio Tietê desde a nascente, em Salesópolis, até a Barragem do Rasgão, em Pirapora do Bom Jesus. As coletas de moluscos serão realizadas entre junho de 2015 e maio de 2016. Os caramujos serão identificados quanto à morfologia da concha, rádula e dos sistemas reprodutor e renal. A rádula será analisada no microscópio eletrônico de varredura. Será aplicada a metodologia molecular do DNA Barcode conjuntamente à identificação morfológica. Será verificada a infecção natural dos caramujos pelo S. mansoni e, identificado e mensurado os locais de riscos de transmissão do parasita na Bacia do Alto Tietê, os quais serão representados por meio de mapas temáticos. Estabeleceremos um banco de dados públicos de seqüências de DNA associadas a um espécime (voucher) e à diversidade genética. Pretende-se avaliar a importância da Bacia do Alto Tietê no Programa de Esquistossomose da Grande São Paulo e contribuir para o conhecimento da epidemiologia da doença em São Paulo, Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDA PIRES OHLWEILER; THAYS DE JESUS ROSSIGNOLI; RAQUEL GARDINI SANCHES PALASIO; ROSELI TUAN. Taxonomic diversity of Biomphalaria (Planorbidae) in Sao Paulo state, Brazil. Biota Neotropica, v. 20, n. 2, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.
ROSSIGNOLI, THAYS DE JESUS; TUAN, ROSELI; OHLWEILER, FERNANDA PIRES. Radula and mandible of Biomphalaria (Planorbidae) of Sao Paulo, Brazil. AMERICAN MALACOLOGICAL BULLETIN, v. 36, n. 1, p. 125-139, MAY 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.