Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconhecimento de padrões em imagens geradas por ultrassom

Processo: 15/05692-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2015 - 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Raquel Gonçalves
Beneficiário:Raquel Gonçalves
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Alex Julio Trinca ; Cinthya Bertoldo Pedroso
Assunto(s):Árvores florestais  Estruturas de madeira  Reconhecimento de padrões  Ultrassom  Técnicas e procedimentos diagnósticos 

Resumo

A necessidade de ferramentas tecnológicas para inspecionar árvores e estruturas de madeira de forma mais objetiva, fez com que resultados de pesquisas nesta área fossem rapidamente incorporados pelo setor produtivo. Por essa razão observa-se que, apesar de já haver tomógrafos industriais em uso, continua havendo muita pesquisa sendo realizada na área, mostrando ainda haver muito espaço para o desenvolvimento científico e tecnológico. As dificuldades para o reconhecimento e a descrição de padrões nas imagens geradas e a associação das imagens com o risco de queda de árvores ou o diagnóstico final de estruturas, continuam sendo desafios para os pesquisadores. Neste projeto em particular, os desafios diferenciais estão relacionados à tomografia por ultrassom e não por ondas de tensão e a utilização de equipamento convencional desenvolvido com tecnologia nacional. Nestas vertentes grandes avanços foram alcançados com desenvolvimento de pesquisas apoiadas pela FAPESP, mas ainda há desafios a serem superados para concluir o ciclo de conhecimento, tornando objetivos deste projeto o reconhecimento e a descrição de padrões de imagens; a análise da viabilidade de diferenciar padrões de imagem em função dos tipos de anomalias deteriorações e o avanço no desenvolvimento do software utilizado para a geração das imagens tomográficas. Para alcançar os objetivos, imagens de tomografia ultrassônica serão geradas com dados já obtidos em pesquisas anteriores do grupo e com novos dados obtidos durante o desenvolvimento do projeto. A medição das árvores e das peças estruturais será realizada utilizando metodologia desenvolvida e consolidada durante os projetos anteriores do grupo de pesquisa. Espera-se, com a descrição dos padrões de imagens e o avanço no software de geração destas imagens, elaborar procedimento metodológico para utilizar equipamento convencional de ultrassom e software nacional na inspeção de árvores e de estruturas de madeira. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUY, MONICA; GONCALVES, RAQUEL; PEREIRA, DOUGLAS MORAES; MANSINI LORENSANI, RAFAEL GUSTAVO; BERTOLDO, CINTHYA. Ultrasound grading of round Eucalyptus timber using the Brazilian standard. European Journal of Wood and Wood Products, v. 76, n. 3, p. 889-898, MAY 2018. Citações Web of Science: 3.
ORNELAS CAVALCANTI, NINA MARIA; GONCALVES, RAQUEL; BRAZOLIN, SERGIO; BERTOLDO, CINTHYA; RUY, MONICA. Ultrasound Test for Root Wood Elastomechanical Characterization. BIORESOURCES, v. 13, n. 3, p. 5818-5835, 2018. Citações Web of Science: 0.
PALMA, STELLA S. A.; GONCALVES, RAQUEL; TRINCA, ALEX J.; COSTA, CANDIDA PEREIRA; REIS, MARIANA N.; MARTINS, GUILHERME A. Interference from Knots, Wave Propagation Direction, and Effect of Juvenile and Reaction Wood on Velocities in Ultrasound Tomography. BIORESOURCES, v. 13, n. 2, p. 2834-2845, 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Raquel. . 2017. Dissertação de Mestrado.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.