Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação do papel dos cementócitos na homeostasia do cemento dental

Processo: 15/06372-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2015 - 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Francisco Humberto Nociti Junior
Beneficiário:Francisco Humberto Nociti Junior
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesq. associados:Cristiane Ribeiro Salmon ; Kamila Rosamilia Kantovitz
Assunto(s):Cemento dentário  Cementócito  Análise de sequência de RNA  Metabolismo celular 

Resumo

Os cementócitos não apenas dividem características morfológicas com osteócitos, mas também expressam inúmeros reguladores do metabolismo de tecidos duros em comum. Entretanto o conhecimento a nível celular e molecular dos cementócitos e seu papel na homeostasia do cemento dental ainda não estão esclarecidos. Desta forma, a hipótese da presente proposta será de que os cementócitos desempenham um papel importante na manutenção do periodonto de sustentação, em especial no cemento dental. Uma análise comparativa de expressão gênica de cementócitos, estimulados ou não a aposição de tecido, será feita pela combinação das técnicas de LCM/RNA-Seq. Adicionalmente, alterações morfológicas e ultraestruturais nos cementócitos serão investigadas por meio de microscopia eletrônica de transmissão e microscopia confocal em amostras marcadas com fluorosceína isotiocianato. Por fim, utilizando experiência anterior na obtenção de uma linhagem "cementocyte-like" (IDG-CM6) a partir de dentes de camundongos, será nossa meta obter e caracterizar cementócitos de dentes humanos com o objetivo de estabelecer um modelo in vitro para proposição de ensaios funcionais. Com os resultados da presente proposta, espera-se definir qual a participação dos cementócitos no controle da homeostasia do cemento dental, identificando biomoléculas com potencial utilização no controle da formação e regeneração desse tecido. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIOVANI, PRISCILA A.; SALMON, CRISTIANE R.; MARTINS, LUCIAN; LEME, ADRIANA F. P.; PUPPIN-RONTANI, REGINA M.; MOFATTO, LUCIANA S.; NOCITI JR, FRANCISCO H.; KANTOVITZ, KAMILA R. Membrane proteome characterization of periodontal ligament cell sets from deciduous and permanent teeth. Journal of Periodontology, v. 90, n. 7, p. 775-787, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.
AMANDA BANDEIRA DE ALMEIDA; ELIS JANAÍNA LIRA DOS SANTOS; GABRIEL FLORES ABUNA; CRISTIANE SALMON RIBEIRO; MÁRCIO ZAFFALON CASATI; KARINA GONZALES SILVÉRIO RUIZ; FRANCISCO HUMBERTO NOCITI JUNIOR. Isolation and characterization of a human cementocyte-like cell line, HCY-23. Brazilian Oral Research, v. 33, p. -, 2019.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.