Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto do exercício físico combinado na função diastólica e resposta inflamatória de pacientes com insuficiência cardíaca e fração de ejeção reduzida

Resumo

Introdução: O exercício físico (EF) melhora a qualidade de vida (QV) e capacidade funcional (CF) de pacientes com IC com fração de ejeção (FEVE) reduzida ou preservada. Sabe-se que os efeitos benéficos do EF não se devem à melhora da FEVE. Por outro lado, alguns estudos apontaram para efeitos benéficos do EF na função diastólica (FD) e na resposta inflamatória. Tendo em vista a importância da pressão de enchimento do ventrículo esquerdo (VE) na sintomatologia dos pacientes com IC, suspeita-se que os benefícios do EF, nesses pacientes, seja associado ao melhor desempenho diastólico do VE. Objetivos: avaliar o efeito do EF combinado na FD e na resposta inflamatória de pacientes com IC de FEVE reduzida e investigar se a melhora na FD é fator determinante na melhora dos sintomas, CF e QV desses pacientes. Metodologia: Estudo prospectivo longitudinal em pacientes com IC com FEVE inferior a 50%, sendo compostos dois grupos pareados por idade e sexo. Grupo intervenção: pacientes submetidos a 12 semanas de EF combinado e supervisionado, 3 vezes por semana. Grupo controle: não submetido à prática de EF. Os dois grupos serão submetidos antes e após o protocolo, a ecocardiograma, teste de caminhada, questionário de qualidade de vida e coleta de biomarcadores inflamatórios. Análise estatística de ANOVA de medidas repetidas para comparação de variáveis clínicas e ultrassonográficas antes e após a intervenção. Para comparação entre grupos: teste T e regressão linear simples. Resultados esperados: espera-se encontrar melhora na FD e na resposta inflamatória nos pacientes submetidos a programa de EF e que essa melhora seja fator determinante na melhora global desses pacientes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FABRI, TAINA; CATAI, APARECIDA MARIA; RIBEIRO, FABIO H. O.; ARAUJO JUNIOR, JONAS A.; MILAN-MATTOS, JULIANA; ROSSI, DANIELLE A. A.; CONEGLIAN, REGINA C.; BORRA, RICARDO C.; ZANATI BAZAN, SILMEIA GARCIA; HUEB, JOAO CARLOS; MATSUBARA, BEATRIZ BOJIKIAN; ROSCANI, MELIZA GOI. Impact of a Supervised Twelve-Week Combined Physical Training Program in Heart Failure Patients: A Randomized Trial. CARDIOLOGY RESEARCH AND PRACTICE, v. 2019, SEP 3 2019. Citações Web of Science: 0.
ROSCANI, MELIZA GOI; DUARTE, JULIANA DA CUNHA; AUGUSTO, GUSTAVO NICOLODI; DE MORAES SALGUEIRO, THAYSA RODRIGUES; MEIRELES, MARIANA N.; GOBBI, JULIANA I. F.; OKOSHI, KATASHI; HUEB, JOAO CARLOS. Association Between Left Ventricle Diastolic Dysfunction and Unfavorable Prognostic Markers in Patients with Aortic Insufficiency. JOURNAL OF CLINICAL AND DIAGNOSTIC RESEARCH, v. 11, n. 6, p. OC09-OC11, JUN 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.