Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos não isotérmicos de separação empregando tecnologia supercrítica e difusão térmica

Processo: 15/09644-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2015 - 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Fernando Antonio Cabral
Beneficiário:Fernando Antonio Cabral
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Processos de separação  Difusão térmica  Extração com fluido supercrítico  Dióxido de carbono 

Resumo

Pretende-se estudar a influência da difusão térmica (efeito Soret) em processos de separação usando o dióxido de carbono supercrítico (scCO2) como solvente. Duas misturas, uma de óleo de girassol refinado com ácido oleico comercial e uma de limoneno com linalol serão adotadas para representar os sistemas modelo na desacidificação de óleos vegetais e na desterpenação de óleo essencial de laranja, respectivamente. O principal objetivo do trabalho é verificar se os processos de separação em sistemas supercríticos não isotérmicos potencializam o fracionamento quando estes são comparados aos sistemas supercríticos isotérmicos. Para auxiliar na análise dos resultados pretende-se também modelar termodinamicamente os sistemas usando a equação de estado de Peng-Robinson, na qual os parâmetros de interação binária entre os pares de componentes da mistura serão obtidos pelo ajuste do modelo termodinâmico aos dados experimentais (isotérmicos) de solubilidade do ácido oleico, do óleo de girassol, do limoneno e do linalol em dióxido de carbono supercrítico. Dados não isotérmicos, inexistentes na literatura científica, serão obtidos experimentalmente. Para verificar se a difusão térmica em meio supercrítico pode ser uma alternativa viável, uma célula de equilíbrio para operar em condições isotérmicas ou não isotérmicas deverá ser construída para medidas experimentais. A seletividade do dióxido de carbono (CO2) em separar ácidos graxos livres (ácido oleico) de triacilgliceróis (óleo de girassol) e terpenos não oxigenados (limoneno) de terpenos oxigenados (linalol) deverá ser medida e comparada a de sistemas isotérmicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARMUS, TABATA T.; DE OLIVEIRA GIANI, NATASHA AIRES; FILHO, WALTER A. RAMMAZZINA; QUEIROGA, CARMEN L.; CABRAL, FERNANDO A. Solubility of oleic acid, triacylglycerol and their mixtures in supercritical carbon dioxide and thermodynamic modeling of phase equilibrium. JOURNAL OF SUPERCRITICAL FLUIDS, v. 143, p. 275-285, JAN 2019. Citações Web of Science: 1.
DE FREITAS BLANCO, VERONICA SANTANA; MICHALAK, BARBARA; MACCARI ZELIOLI, ICARO AUGUSTO; SANTOS DE OLIVEIRA, ADRIANA DA SILVA; NOVA RODRIGUES, MARILI VILLA; FERREIRA, ANTONIO GILBERTO; GARCIA, VERA LUCIA; CABRAL, FERNANDO ANTONIO; KISS, ANNA KAROLINA; FERREIRA RODRIGUES, RODNEY ALEXANDRE. Isolation of spilanthol from Acmella oleracea based on Green Chemistry and evaluation of its in vitro anti-inflammatory activity. JOURNAL OF SUPERCRITICAL FLUIDS, v. 140, p. 372-379, OCT 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CABRAL, Fernando Antonio. Processos de separação empregando tecnologia supercrítica e difusão térmica. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.