Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da exposição precoce a dieta obesogênica sobre proteínas envolvidas com a neurogênese: estudo in vivo, em hipocampos de camundongos adultos, e in vitro em cultura de neuroblastos

Processo: 14/26146-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2015 - 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico
Pesquisador responsável:Cristiano Mendes da Silva
Beneficiário:Cristiano Mendes da Silva
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Pesq. associados:Fernando Moreira Simabuco
Assunto(s):Dieta hiperlipídica  Neurogênese  Hipocampo  Receptores Notch  Serotonina 

Resumo

A dieta hiperlipídica (DHL) materna durante períodos de gestação e lactação promove prejuízos neurológicos para prole, tais como: 1) danos aos processos de memória e aprendizado dependentes do hipocampo, 2) alteração em sistemas de neurotransmissores (serotoninérgico, por exemplo) e 3) alteração em vias de sinalização da proliferação/diferenciação neuronal. Estes possíveis efeitos morfofuncionais podem estar associados com alterações nos mecanismos moleculares neurogênicos. Dentro deste contexto, a via de sinalização da Notch exerce papel fundamental, porque modula negativamente a diferenciação neural. A ativação da via da Notch conduz a um up-regulation do gene-alvo Hes5, o qual inibi o gene pro-neural Mash1. Assim sendo, uma resposta exacerbada desta via de sinalização possivelmente pode prejudicar a neurogênese hipocampal. Além da via de sinalização da Notch, a exposição precoce a DHL pode modular o desenvolvimento do sistema neurotransmissor da serotonina (5-hidroxitriptamina, 5-HT), a qual exerce um efeito pro-neurogênico. Desta forma, acreditamos que a exposição precoce dos encéfalos da prole de camundongos a DHL materna, assim como a exposição de culturas de neuroblastos a ácidos graxos saturados pode eventualmente promover alterações nos eventos moleculares que modulam processos neurogênicos. Assim sendo, o presente projeto de pesquisa irá avaliar a via de sinalização da Notch e o desenvolvimento do sistema serotoninérgico: no hipocampo da prole adulta de camundongos provindos de mães expostas a DHL durante a gestação e lactação; e em cultura de neuroblastos (células Neuro-2a) expostas a ácidos graxos saturados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, CLARISSA TAVARES; CURI, HAIDAR TAFNER; PAYOLLA, TANYARA BALIANI; LEMES, SIMONE FERREIRA; BETIM PAVAN, ISADORA CAROLINA; TORSONI, MARCIO ALBERTO; SIMABUCO, FERNANDO MOREIRA; LAMBERTUCCI, RAFAEL HERLING; DA SILVA, CRISTIANO MENDES. Maternal high-fat diet stimulates proinflammatory pathway and increases the expression of Tryptophan Hydroxylase 2 (TPH2) and brain-derived neurotrophic factor (BDNF) in adolescent mice hippocampus. NEUROCHEMISTRY INTERNATIONAL, v. 139, OCT 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.