Busca avançada
Ano de início
Entree

Reprogramação do metabolismo de purina em Bacillus subtilis através de tecnologia de sRNA

Processo: 14/17564-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de setembro de 2015 - 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Danielle Biscaro Pedrolli
Beneficiário:Danielle Biscaro Pedrolli
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/00507-1 - Ensaios de modularidade do sistema de autoindução da expressão gênica construído em Bacillus subtilis, BP.IC
17/02594-6 - Caracterização in vivo da atividade regulatória dos riboswitches de purina de Bacillus subtilis, BP.IC
Assunto(s):Regulação da expressão gênica  Biologia sintética  Riboswitch  Purinas  Vitaminas  Bacillus subtilis 

Resumo

As técnicas mais usadas atualmente para alterar o fluxo metabólico por uma determinada via são a deleção e/ou inserção de sequências regulatórias ou genes no cromossomo bacteriano. Estes são métodos que alteram permanentemente a via metabólica em questão, perturbando o balanço metabólico durante a fase lag de crescimento, o que muitas vezes leva a um excessivo prolongamento desta fase além de diminuir a viabilidade celular. No presente projeto propõem-se a construção de um novo modelo de controle do metabolismo de purina visando o aumento reversível do fluxo de carbono pela via em Bacillus subtilis. Os genes do metabolismo da purina em B. subtilis são controlado por cinco diferentes riboswitches, cuja atividade pode ser modulada, em princípio, por um único sRNA (pequeno RNA não codificador). O objetivo é modelar exemplarmente o bem estudado metabolismo de purinas nesta bactéria amplamente utilizada pela indústria biotecnológica, e demonstrar que a tecnologia sRNA é realmente adequada para a engenharia metabólica de cepas microbianas industriais. A vantagem deste conceito inovador de controle é que a expressão do gene pode ser tanto ligada como desligada conforme necessário. O sistema de controle por sRNA deverá para ser acoplado a um sistema de indução autocatalítico (sistema lux de Vibrio fischeri), que permitirá o automonitoramento. O novo conceito é amplamente aplicável e pode ser um elemento inovador no portfólio da moderna biologia sintética. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
Aliados improváveis 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDROLLI, DANIELLE B.; RIBEIRO, NATHAN V.; SQUIZATO, PATRICK N.; DE JESUS, VICTOR N.; COZETTO, DANIEL A. Encineerinc Microolal Livinc Thera The Synthetic Bolocy Tooloox. TRENDS IN BIOTECHNOLOGY, v. 37, n. 1, p. 100-115, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.