Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e detecção de áreas de pastagens intensificadas por meio de séries temporais MODIS

Processo: 14/26928-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2015 - 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola
Pesquisador responsável:Jansle Vieira Rocha
Beneficiário:Jansle Vieira Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Gleyce Kelly Dantas Araújo Figueiredo ; Rubens Augusto Camargo Lamparelli
Assunto(s):Agropecuária  Integração de sistemas  Agrossilvicultura  Pastagem consorciada  Análise de séries temporais 

Resumo

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimentos. Dentre as atividades agropecuárias desenvolvidas no Brasil a bovinocultura tem posição de destaque, garantindo ao país a condição de líder no ranking de exportação de carne bovina, com o segundo maior rebanho bovino. Apesar dos números expressivos a bovinocultura brasileira tem perdido espaço para a produção de outras commodities agrícolas, como a soja e a cana-de-açúcar. Pesquisas apontam que a expansão destas atividades tem sido majoritariamente sobre áreas antropizadas, principalmente ocupadas com pastagens degradadas. A redução dessas áreas pode ter provocado a intensificação do uso das pastagens remanescentes e a maximização de seus recursos. Uma alternativa para o uso intensivo de pastagens consiste na integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) em rotação, consorciado ou em sucessão, na mesma área. Apesar deste processo já ter sido evidenciado por dados da estatística agrícola, ainda se faz necessária uma análise mais detalhada que contemple aspectos como a distribuição geográfica, mapeamento, estimativas das áreas intensificadas, sistemas envolvidos e as variáveis de gestão. Nesta perspectiva, o uso de técnicas de geoprocessamento e Sensoriamento Remoto têm contribuído para uma melhor gestão dos investimentos rurais, reduzindo impactos ambientais, permitindo o monitoramento e estimativas de safra. A utilização de séries temporais de índices de vegetação, como EVI e NDVI, possibilita a identificação e mapeamento de cultivos agrícolas em grandes áreas, permitindo acompanhar o desenvolvimento da cultura ao longo de seu ciclo. Assim, este trabalho tem por objetivo caracterizar e identificar tipos de intensificação de uso da terra em áreas de pastagem e de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, por meio de séries temporais de dados MODIS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANABE, VICTOR DANILO; MELO, MARCIO R. S.; ROCHA, JANSLE VIEIRA. Framework for Mapping Integrated Crop-Livestock Systems in Mato Grosso, Brazil. REMOTE SENSING, v. 10, n. 9 SEP 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Jansle Vieira. . 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.