Busca avançada
Ano de início
Entree

Anemia e estado nutricional na evolução da funcionalidade e sobrevida em idosos

Processo: 14/23587-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2015 - 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Ligiana Pires Corona
Beneficiário:Ligiana Pires Corona
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Idosos  Estado nutricional  Desnutrição proteica  Anemia  Sobrevida  Albuminas 

Resumo

A anemia é a disfunção hematológica mais comumente encontrada nas pessoas idosas tendo, entre os que residem na comunidade, uma prevalência próxima de 10%. Costuma estar associada à desnutrição proteica, e pode ter impacto em vários aspectos que afetam a qualidade de vida dos idosos, como fragilidade, mobilidade comprometida e comprometimento funcional. Assim, objetivo do presente projeto é avaliar o impacto da anemia e da desnutrição na sobrevida e na evolução do seu estado funcional, em um período de cinco anos de acompanhamento, de pessoas idosas do município de São Paulo. Serão utilizados dados do Estudo SABE (Saúde, Bem-estar e Envelhecimento), que conta com amostra populacional probabilística representativa, onde foram avaliados 1256 pessoas com idade igual e superior a 60 anos em 2010, quando ocorreu a terceira visita de acompanhamento da coorte. Os idosos entrevistados serão novamente recrutados e contatados em 2015, e aqueles localizados e de acordo com a continuidade da pesquisa, serão reavaliados. Será investigado o impacto do estado nutricional, abrangendo avaliação antropométrica, e valores de hemoglobina e albumina, sobre a piora no estado funcional dos idosos, e também sobre a ocorrência de óbito em cinco anos. Será realizada regressão logística para avaliar a associação de anemia e do estado nutricional com desfechos funcionais, e análise de sobrevida para avaliar a mortalidade no período. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORONA, LIGIANA PIRES; DE OLIVEIRA DUARTE, YEDA APARECIDA; LEBRAO, MARIA LUCIA. Markers of nutritional status and mortality in older adults: The role of anemia and hypoalbuminemia. Geriatrics & Gerontology International, v. 18, n. 1, p. 177-182, JAN 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.