Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência de oxidação foto-induzida nas interações peptídeo-membrana

Processo: 15/07508-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 19 de outubro de 2015 - 27 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Radiologia e Fotobiologia
Pesquisador responsável:Mauricio da Silva Baptista
Beneficiário:Mauricio da Silva Baptista
Pesquisador visitante: Carlos Manuel Venancio Marques Serra
Inst. do pesquisador visitante: Institut Charles Sadron (ICS), França
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/50680-5 - Fotossensibilização nas ciências da vida, AP.TEM
Assunto(s):Oxidação lipídica  Foto-oxidação  Lipossomas unilamelares  Peptídeos penetradores de células  Oxigênio singleto 

Resumo

PepOxiLip é um projeto de pesquisa dedicado à elucidação dos mecanismos fundamentais pelos quais os processos de oxidação foto-induzidas mudam membranas lipídicas auto-organizadas e suas interações com peptídeos célula penetrantes. Na interface da Física, Química e Biologia, PepOxiLip irá abordar, numa perspectiva de físicos e bioquímicos, três desafios principais: i) desenvolver e consolidar os métodos de representação gráfica em um microscópio óptico a produção e a densidade de oxigénio atómico, um foto- induzida espécies oxidantes, ii) identificar e controlar as alterações induzidas pela oxidação induzida por foto em membranas plasmáticas e modelo de lipídios e iii) avaliar as consequências de oxidação nas membranas expostas a uma solução de carga ou de células sem carga penetrante peptídeos. Como resultado, PepOxiLip é esperado não só para trazer uma nova visão sobre a compreensão da termodinâmica de comportamento membrana lipídica relacionados com a oxidação lipídica, mas também para abrir novos caminhos de investigação para definir estratégias para o projeto de penetrar oxidativo celular peptídeos e terapia de destruição do tecido com base em danos oxidativos. Além disso, as contribuições dos dois cientistas convidados que têm uma história longa colaboração com os grupos convidados, também são esperados para impactar significativamente o pedagógico e técnico ambiente disponíveis nos laboratórios de hóspedes para a prossecução de esforços para a compreensão do programa temático Grant do laboratório de acolhimento: "Fotosensibilização em Ciências da Vida". (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OKUDA-SHINAGAWA, NANCY M.; MOSKALENKO, YULIA E.; JUNQUEIRA, HELENA C.; BAPTISTA, MAURICIO S.; MARQUES, CARLOS M.; TERESA MACHINI, M. Fluorescent and Photosensitizing Conjugates of Cell-Penetrating Peptide TAT(47-57): Design, Microwave-Assisted Synthesis at 60 degrees C, and Properties. ACS OMEGA, v. 2, n. 11, p. 8156-8166, NOV 2017. Citações Web of Science: 0.
WEINBERGER, ANDREAS; WALTER, VIVIEN; MACEWAN, SARAH R.; SCHMATKO, TATIANA; MULLER, PIERRE; SCHRODER, ANDRE P.; CHILKOTI, ASHUTOSH; MARQUES, CARLOS M. Cargo self-assembly rescues affinity of cell-penetrating peptides to lipid membranes. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, MAR 6 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.