Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do sistema histaminérgico cerebelar no desempenho motor de camundongos

Resumo

Evidências experimentais indicam que o cerebelo está envolvido em funções motoras e não motoras. Visto que nossos recentes resultados demonstraram a participação do sistema cerebelar histaminérgico na consolidação da memória emocional, este estudo tem como principal objetivo investigar a atuação do sistema neural histaminérgico no desempenho motor e aprendizagem motora de camundongos via vérmis cerebelar e estabelecer uma possível interação desse sistema no processamento de funções motoras e não motoras. Serão realizados experimentos que investigarão os efeitos dose-dependentes de histamina, microinjetada no vérmis cerebelar; os efeitos da microinjeção de antagonista do receptor H1 (Clorfeniramina); e os efeitos da microinjeção de antagonista do receptor H2 (Ranitidina) sobre a ansiedade, o desempenho motor e a aprendizagem motora de camundongos. Para isso serão utilizados os modelos de campo aberto, labirinto em cruz elevado, Rota-rod e trave de equilíbrio. A análise estatística incluirá o teste de homogeneidade e análise de variância (ANOVA), seguido por teste post-hoc adequados ao desenho experimental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUILHERME, EVELYN M.; SILVA-MARQUES, BRUNA; FERNANDES, CARLOS EDUARDO M.; RUSSO, THIAGO L.; MATTIOLI, ROSANA; GIANLORENCO, ANNA C. Intracerebellar microinjection of histaminergic compounds on locomotor and exploratory behaviors in mice. Neuroscience Letters, v. 687, p. 10-15, NOV 20 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.