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III Simpósio Internacional de inovação em educação

Processo: 15/13888-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 09 de dezembro de 2015 - 11 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Sergio Ferreira Do Amaral
Beneficiário:Sergio Ferreira Do Amaral
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia educacional 

Resumo

Uma das pesquisas relevantes sobre inovação em educação, realizada pelo Centre for Educationl Research and Innovation da Organisation for Economic Co-operation and Development - OECD em 2014, aponta com base em seus levantamentos, que inovações educacionais melhoram os resultados de aprendizagem e também democratizam a oferta de serviços em educação, fator tido como meio para aumentar a equidade e igualdade de um país. As inovações também poderiam ajudar a melhorar a equidade no acesso e aproveitamento da educação, bem como a igualdade nos resultados de aprendizagem. Além disso, as organizações públicas de ensino estão continuamente sob pressão, como as empresas, para melhorar a eficiência, minimizar custos e maximizar os índices de aprovação. A inovação, então, é considerada como um fator de melhoria no processo de ensino/aprendizagem. Dentro desta perspectiva e com a missão de " estabelecer uma relação de intercâmbio entre pesquisadores" contribuindo para o fortalecimento da pesquisa contextualizada nos aspectos Teóricos, Metodológicos, Didático e Práticas Inovadoras em Sala de Aula, o Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP - LANTEC, em parceria com a Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha - UNED e da Universidade Estadual de Utah - USA, promovem o III Simpósio Internacional de Inovação em Educação, dando destaque ao tema central " Pedagogia Inovadora".No programa do III Simpósio Internacional de Inovação, será oferecido 08 palestras de pesquisadores do Brasil, 04 palestras de especialistas internacionais, duas oficinas com tema " Competências docentes em tecnologias digitais em sala de aula" e 02 Sessões de apresentação oral e de pôster de artigos selecionados pela comissão científica. Com resultado de uma pesquisa em andamento, denominada " Indicadores de competências docentes para inovação pedagógica", será apresentado os finalistas do I Concurso Nacional de Pedagogia Inovadora 2015" (AU)