Auxílio à pesquisa 14/15720-1 - Oftalmologia, Transplante de medula óssea - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização dos mediadores inflamatórios lacrimais e do padrão citológico da superfície ocular de pacientes portadores de "graft-versus-host-disease"

Processo: 14/15720-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Lauro Augusto de Oliveira
Beneficiário:Lauro Augusto de Oliveira
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Luciene Barbosa de Sousa ; Niels Olsen Saraiva Câmara
Assunto(s):Oftalmologia  Transplante de medula óssea  Doença enxerto-hospedeiro  Manifestações oculares  Glândulas tarsais  Ceratoconjuntivite  Qualidade de vida 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ceratoconjuntivite | Glandulas Meibomianas | Gvhd - Graft-Verus-Host-Disease | Manifestações Oculares | Transplante De Medula Óssea | Oftalmologia

Resumo

A doença do enxerto versus hospedeiro (GVHD - Graft Versus Host Disease) é uma complicação do transplante de medula óssea. Cerca de 45-60% dos pacientes transplantados desenvolverão manifestações oculares, entre os quais o olho seco é a manifestação mais frequente. A gravidade pode estar correlacionada com a presença de GVHD e disfunção das glândulas meibomianas podendo causar grande impacto na qualidade de vida do paciente. Como a literatura é escassa sobre estudos que demonstre a ceratoconjuntivite seca como uma manifestação imunológica consequente à GVHD, este estudo prospectivo com intervenções diagnósticas de mínimo risco para os participantes, pretende avaliar o perfil imunológico na lágrima desses pacientes, assim como também caracterizar os achados citológicos da superfície ocular dos mesmos. Os pacientes (n=50) serão avaliados pelo Setor de Transplante de Medula Óssea do Departamento de Hematologia e pelo Departamento de Oftalmologia da UNIFESP no preparo pré-operatório para o transplante de medula óssea e nos pós-operatórios de 30, 60, 90, 150, 180 e 360 dias, ou em qualquer outro tempo pós-operatório em que apareçam os sintomas da doença. O estudo incluirá 50 pacientes com quadros hematológicos que necessitem de transplante de medula óssea (autólogo e alógeno). Parâmetros a serem analisados: exame oftalmológico completo, tempo de quebra do filme lacrimal, teste de Schirmer, teste com fluoresceína 1% e rosa bengala 1%, citologia de impressão e análise lacrimal quanto ao padrão de expressão de moléculas pró e anti-inflamatórias. Os pacientes responderão ao questionário "Ocular Surface Disease Index" (OSDI) para avaliação subjetiva dos sintomas e qualidade de vida. Serão excluídos do estudo os pacientes que se recusarem a participar de forma livre e esclarecida das avaliações oftalmológicas. Os resultados deste estudo podem trazer esclarecimentos sobre a fisiopatogenia da ceratoconjuntivite seca e permitir uma terapia mais objetiva e específica com medicações anti-inflamatórias, ao contrário de tratamento paliativo e oneroso com lágrimas artificiais e procedimentos cirúrgicos como oclusão de pontos lacrimais e tarsorrafia. A mesma metodologia poderia ser aplicada para melhor entendimento da fisiopatogenia de outros quadros inflamatórios que acometem a superfície ocular (doenças auto-imunes, traumas como queimaduras, rejeição imunológica do transplante de córnea, etc.) e assim permitir administração de terapia inovadora e mais objetiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SERAPICOS, PATRICIA; KIM, CINTHIA; BARROS, SABRINA LEITE; MENDES SILVA JORDAO, ISA MARIA BASTOS; HIYANE, MEIRE IOSHIE; DE SOUSA, LUCIENE BARBOSA; ZECCHIN, VICTOR GOTTARDELLO; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; DE OLIVEIRA, LAURO AUGUSTO. Tear Film Immunological Profile in Patients with Ocular Graft versus Host Disease. OCULAR IMMUNOLOGY AND INFLAMMATION, v. N/A, p. 9-pg., . (14/15720-1)
MOURA, GUSTAVO SOUZA; SANTOS, ALBERT; CENEDEZE, MARCOS ANTONIO; HIYANE, MEIRE IOSHIE; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; DE SOUSA, LUCIENE BARBOSA; DE OLIVEIRA, LAURO AUGUSTO. Increased lacrimal inflammatory mediators in patients with keratoconus. MOLECULAR VISION, v. 27, p. 656-665, . (14/15720-1)