Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de conservação dos materiais geológicos utilizados no patrimônio cultural

Processo: 15/10858-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2015 - 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Eliane Aparecida Del Lama
Beneficiário:Eliane Aparecida Del Lama
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Emílio Velloso Barroso ; José Delgado Rodrigues ; Thais Alessandra Bastos Caminha Sanjad
Assunto(s):Patrimônio histórico  Preservação  Afrescos  Monumentos 

Resumo

A diversidade de materiais geológicos utilizados no patrimônio cultural é grande. Dentre estes materiais, o presente projeto trata de rochas e argamassa/camada pictórica, constituindo-se aqui duas frentes de pesquisa. Os temas já foram abordados em projetos precedentes financiados pela Fapesp e hoje com a equipe de pós-graduandos e colaboradores externos é viável desenvolver pesquisas nas duas linhas. A cidade de São Paulo possui vários edifícios e monumentos constituídos por rochas, como por exemplo, pelo Granito Itaquera, Granito Cinza Mauá, Granito Preto Piracaia, Granito Rosa Itupeva e Arenito Itararé. Uma das frentes deste projeto é dar continuidade e aprofundar as metodologias de estudo e dignóstico do estado de conservação de superfícies arquitectônicas e avançar no entendimento dos mecanismos de deterioração, com base em estudos petrográficos, caracterização física e/ou química, modelação da evolução através da realização de ensaios de intemperismo acelerado e recorrendo, sempre que possível, à utilização de métodos não destrutivos (ultrassom, espectrofotometria, esclerometria, termografia de infravermelho). Também será considerado o tratamento de rochas, como por exemplo, aplicação de consolidantes. A outra frente deste projeto tratará de argamassa/camada pictórica. Neste caso, objetiva-se continuar e aprofundar os estudos desenvolvidos em afrescos do pintor Fulvio Pennacchi, procurando implementar metodologias que permitam identificar variações de método de execução das suas obras, além da caracterização da argamassa e identificação de pigmentos minerais. Estes estudos visam contribuir para melhorar as capacidades de diagnóstico do estado de conservação de bens do patrimônio paulistano e fornecer subsídios que possam auxiliar em possíveis futuros projetos de conservação e restauro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PUGLIERI, THIAGO SEVILHANO; MILHEIRA, RAFAEL GUEDES; DEL LAMA, ELIANE APARECIDA; MAGON, PATRICIA MARQUES; DO SANTOS, SAILER SANTOS. Multi-technique investigation of potshards of a cerrito (earthen mound) from southern Brazil. SPECTROCHIMICA ACTA PART A-MOLECULAR AND BIOMOLECULAR SPECTROSCOPY, v. 206, p. 48-56, JAN 5 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.