Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de éxcitons em campos magnéticos quânticos em sistemas eletrônicos multi-componentes

Processo: 14/24288-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2015 - 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Iouri Poussep
Beneficiário:Iouri Poussep
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Efeito Hall quântico  Nanofios 

Resumo

Os sistemas eletrônicos multicomponentes formados em hetero-estruturas semicondutores unidimensionais (nano fios) e quasetridimensionais (poços quânticos múltiplos) serão investigados. Principalmente, o método de estudo de respostas ópticas de poços quânticos individuais de um sistema multicomponente, desenvolvido nos nossos trabalhos recentes, será usado. Utilizando medidas de espalhamento Raman, de magneto-fotoluminescência resolvida em tempo e de magneto-transporte planejamos estudar as propriedades estruturais e eletrônicas em vários tipos de fios quânticos compostos de hetero-estruturas semicondutoras multicamadas GaAs/GaP e InAs/InP crescidas por epitaxia de feixes moleculares. O objetivo desta parte do projeto é desenvolver métodos de fabricação de dispositivos baseados em hetero-estruturas multicamadas formados em nano fios que podem ser utilizados em dispositivos nano-fotônicos principalmente, como células solares e sensores. Ainda mais, o sistema eletrônico unidimensional modulado por potencial de multicamadas apresenta um objeto único, onde os efeitos de interação entre os elétrons podem causar efeitos novos, previstos teoricamente. Além disso, os efeitos de interação entre os elétrons serão investigados em poços quânticos múltiplos baseados em ligas AlGaAs e InGaAsP. A interação entre os elétrons resulta na formação de estados quânticos coletivos e fundamentalmente determina a redistribuição espacial e na escala energética de elétrons em poços quânticos múltiplos, causado pelo campo magnético. O estudo de efeitos coletivos em sistemas eletrônicos multi-componentes é o objetivo principal desse projeto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TITO, M. A.; PUSEP, YU. A. Determination of mobility edge in presence of metal-to-insulator transition. SUPERLATTICES AND MICROSTRUCTURES, v. 104, p. 156-161, APR 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.