Busca avançada
Ano de início
Entree

Lexicografia Pedagógica Bilíngue: parâmetros para a elaboração de dicionários pedagógicos de espanhol para aprendizes brasileiros

Processo: 15/14267-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 17 de novembro de 2015 - 01 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Odair Luiz Nadin da Silva
Beneficiário:Odair Luiz Nadin da Silva
Pesquisador visitante: Maria Teresa Fuentes Moran
Inst. do pesquisador visitante: Universidad de Salamanca (USAL), Espanha
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Lexicografia 

Resumo

A presente solicitação de auxílio para Professor Visitante tem por objetivo intensificar as relações acadêmicas entre a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidad de Salamanca (USAL) no âmbito do Acordo de Cooperação Internacional. A visita da Profa. Dra. María Teresa Fuentes Morán, lexicógrafa e tradutora, reconhecida internacionalmente, visa contribuir para o desenvolvimento de nosso projeto de pesquisa ao qual está vinculada e para a formação de discentes e docentes na área de Estudos do Léxico da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara e de outras Instituições. Durante a estadia da Dra. Fuentes Morán, propõe-se desenvolver atividades de pesquisa junto ao Projeto "Lexicografia Pedagógica Bilíngue: elaboração de um protótipo de dicionário português-espanhol para a produção de textos" (Processo FAPESP 2013/26809-0) a fim de estabelecer a versão final dos parâmetros de elaboração de um dicionário pedagógico bilíngue para aprendizes brasileiros; de extensão como conferencista no Seminário de Estudos Linguísticos (SELIN) e de ensino como ministrante de minicurso na disciplina de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) "Fundamentos de Lexicografia Bilíngue e de Lexicografia Didática". Além disso, preveem-se reuniões com o Grupo de Pesquisa Estudos do Léxico: descrição e ensino. (AU)