Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do metamorfismo, fusão parcial e deformação em rochas metapelíticas de alta pressão

Processo: 15/05230-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2015 - 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:George Luiz Luvizotto
Beneficiário:George Luiz Luvizotto
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesq. associados: Andreas Kronz ; Caio Arthur Santos ; Daniel Francoso de Godoy ; Edson Ricardo Maia Ferraz ; Luiz Sérgio Amarante Simões ; Rafael Vieira Ribeiro ; Regiane Andrade Fumes ; Renato de Moraes ; Thomas Zack
Assunto(s):Petrologia metamórfica  Elementos-traço 

Resumo

O presente projeto foca seus estudos na caracterização metamórfica de rochas pelíticas de alta pressão de duas localidades no sul de Minas Gerais (região de Passos / São Sebastião do Paraíso - SSP e região de Luminárias - LM). As rochas destas localidades registram processos de metamorfismo e deformação associados à Orogenia Brasiliana (Neoproterozoico) e pertencem aos cinturões Brasília (SSP) e Ribeira (LM). As rochas de SSP registram a paragênese mineral de fácies granulito de alta pressão (Grt+KFs+Ky+Rt), com abundantes camadas ricas em KFs+Qtz, indicando processos de fusão parcial ocorridos em alta pressão (corroborado por ocorrências de retroeclogito). Filitos e xistos de LM se enquadram no campo dos pelitos de alto Al. As paragêneses minerais apresentadas por estas rochas diferem daquelas apresentadas por pelitos verdadeiros da série barroviana clássica, sendo rara a ocorrência de biotita. As rochas de mais alto grau da sequência apresentam assembléia mineral Grt+St+Ky que indica metamorfismo em fácies anfibolito. Embora existam vários trabalhos de quantificação das condições de pressão e temperatura de algumas dessas rochas, um estudo mais detalhado contribuirá para o melhor entendimento do metamorfismo regional e do quadro tectônico. Deste modo, o objetivo central da presente pesquisa é a investigação das condições do metamorfismo das rochas de alta pressão na região de SSP e LM com métodos modernos, incluindo termobarometria otimizada, pseudosseções e termobarometria de elementos traço em minerais, tais como Zr em rutilo e Ti em quartzo. Inclui também a datação do metamorfismo através do método U-Th-PbT em monazitas (EPMA e LA-ICP-MS). O conjunto de dados permitirá o estabelecimento de trajetórias P-T-t-d e fomentará discussões sobre os processos de estruturação da porção sul do Cráton do São Francisco, na região de transição entre as faixas Brasília e Ribeira. O projeto visa também implementar técnicas e rotinas de análises de elementos traço em minerais, no laboratório de EPMA da Unesp de Rio claro, onde foi recentemente instalada uma JEOL JXA 8230. Os protocolos de análise irão incluir elementos traço em rutilo (V, Cr, Fe, Zr, Nb, Sn, Sb, Hf, Ta, e W), Ti em quartzo e datação em U-Th-PbT em monazita. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REGIANE ANDRADE FUMES; GEORGE LUIZ LUVIZOTTO; RENATO MORAES; MONICA HEILBRON; SILVIO ROBERTO FARIAS VLACH. Metamorphic modeling and petrochronology of metapelitic rocks from the Luminarias Nappe, southern Brasilia belt (SE Brazil). BRAZILIAN JOURNAL OF GEOLOGY, v. 49, n. 2, p. -, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.