Busca avançada
Ano de início
Entree

Rede de cenários em biodiversidade e serviços ecossistêmicos

Processo: 14/50712-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2015 - 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Convênio/Acordo: Belmont Forum
Pesquisador responsável:Jean Paul Walter Metzger
Beneficiário:Jean Paul Walter Metzger
Pesq. responsável no exterior: Sandra Lavorel
Instituição no exterior: Université Joseph Fourier, França
Pesq. responsável no exterior: Wilfried Thuiller
Instituição no exterior: Université Joseph Fourier, França
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/19217-5 - Rede de cenários em biodiversidade e serviços ecossistêmicos, BP.TT
15/19417-4 - Rede de cenários em biodiversidade e serviços ecossistêmicos, BP.TT
Assunto(s):Biodiversidade  Cooperação internacional  Análise de cenários  Mudança climática  Tomada de decisão 

Resumo

Este projeto se insere na rede internacional "Biodiversity and Ecosystem Service Scenarios Network" (ScenNet), que envolve contribuições de nove diferentes países. O ScenNet tem como principal objetivo reforçar os laços nacionais e internacionais entre pesquisadores que trabalham com todos os aspectos relacionados com a análise de cenários de biodiversidade & serviços ecossistêmicos, incluindo: i) cenários de desenvolvimento socioeconômico que consideram a biodiversidade e seus serviços ecossistêmicos; e ii) modelagem de impactos globais sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, e a retroalimentação destes impactos nas tomadas de decisão. No nível global, o projeto ScenNet vai dar suporte para a recém iniciada Plataforma de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, na sigla em Inglês) e reforçar o recém lançado programa interdisciplinar de mudanças globais, intitulado "Future Earth". A principal contribuição da equipe brasileira para esta rede, que é o foco do presente projeto a ser financiado pela Fapesp, será de desenvolver uma revisão sistemática da literatura sobre modelos e instrumentos de avaliação quantitativa e qualitativa de cenários de biodiversidade e serviços ecossistêmicos de acordo com diferentes forças moduladoras (ou pressões), sejam elas de origem ambientais ou, humanas. Esta revisão irá: (i) prover um estado da arte sobre o assunto, cobrindo as diferentes metodologias, abordagens, conceitos, técnicas e instrumentos usados para construir cenários e monitorar a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, considerando diferentes tipos de cenários e abordagens, pressões moduladoras, níveis de biodiversidade, serviços ecossistêmicos, escalas espaciais e temporais, e distribuição geográfica dos estudos; e (ii) ajudar na identificação de lacunas e oportunidades de pesquisa, que podem ser a base para futuros projetos a serem desenvolvidos subsequentemente pela rede. O foco mais específico desta revisão sistemática deverá ser definido junto com os pesquisadores do IPBES, após o primeiro encontro previsto para Outubro de 2014, do qual o coordenador deste projeto Fapesp deverá participar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ACOSTA, ANDRE L.; D'ALBERTAS, FRANCISCO; LEITE, MELINA DE SOUZA; SARAIVA, ANTONIO M.; WALTER METZGER, JEAN P. Gaps and limitations in the use of restoration scenarios: a review. RESTORATION ECOLOGY, v. 26, n. 6, p. 1108-1119, NOV 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.