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Astrid - accessibility, social justice and transport emission impacts of transit-oriented development strategies

Processo: 15/50128-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de setembro de 2015 - 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Convênio/Acordo: ESRC, UKRI ; NWO
Pesquisador responsável:Adalgiza Fornaro
Beneficiário:Adalgiza Fornaro
Pesq. responsável no exterior: Ing Karst Geurs
Instituição no exterior: University of Twente (UT), Holanda
Pesq. responsável no exterior: Akex Hagen-Zanker
Instituição no exterior: University of Surrey, Inglaterra
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Pesquisadores principais:Adalgiza Fornaro ; Maria de Fátima Andrade
Auxílios(s) vinculado(s):18/22285-0 - Poluição do ar por material particulado no ambiente urbano de São Paulo: contribuição das fontes de transporte e de queimadas, AP.R
18/00398-8 - Exposição aos poluentes atmosféricos pelos usuários do sistema de transportes em São Paulo e a mitigação de seu impacto, AV.EXT
17/19859-2 - AGU fall Meeting 2017, AR.EXT
17/01082-1 - Modelagem urbana e regional da qualidade do ar com a ocorrência de mudanças climáticas no Brasil, AV.EXT
16/50470-1 - Particles and black carbon exposure to London and São Paulo bike-lane users (PEDALS), AP.R
Bolsa(s) vinculada(s):16/10594-3 - Caracterização do aerossol biogênico primário na atmosfera da Região Metropolitana de São Paulo, BP.DR
16/08826-3 - Justiça social, acessibilidade e exposição à poluição relacionada ao tráfego na cidade de São Paulo, BP.PD
16/14501-0 - Impacto das emissões de poluentes veiculares na população usuária de diferentes modais de transporte na cidade de São Paulo, BP.DD
Assunto(s):Cidades  Área urbana  Aglomerações urbanas  Planejamento territorial urbano 

Resumo

O crescimento e prosperidade das cidades e áreas urbanas é impulsionada pelas vantagens da aglomeração. Essas vantagens não são igualmente experimentadas por todos os membros da população, e a distribuição não é socialmente justa, já que os grupos que se beneficiam da alta densidade e melhores conexões não são os mesmos que experimentam os congestionamentos e a piora da qualidade do ar. Este é um processo global, apesar das diferenças entre as áreas urbanas em termos de economia, planejamento espacial e infra-estrutura disponível. Esta pesquisa, na chamada de projetos em justiça social e políticas de infra-estrutura e ambiente construído/irá investigar os processos físicos e socioeconômicos que determinam a distribuição heterogênea do espaço urbano. Será realizada uma comparação internacional entre regiões metropolitanas do Reino Unido, Holanda e Brasil para identificar tanto fatores universais de respostas às injustiças e circunstâncias específicas que podem reduzir ou ampliar as diferenças sociais. Em particular, o projeto irá investigar a estratégia específica de Planejamento Urbano de Desenvolvimento Orientado ao Trânsito (TOD) e seu potencial de entregar mais respostas equitativas. Isto será alcançado por um levantamento internacional de acessibilidade ao trabalho, preferências da população e disponibilidade em relação ao transporte e opções de moradia; uma campanha de medidas dedicadas a avaliar a exposição em-veículos para poluentes de transporte e análise de informação geográfica e estatística ' avançada serão realizadas. Existem planos de aplicação de TOD em São Paulo e o projeto irá engajar as partes interessadas para atingir os pontos propostos e permitir que a pesquisa tenha um impacto direto na justiça social em São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Exposição à poluição é desigual na cidade de São Paulo 
Resultados do Projeto ASTRID 
Pós-Doutorado em Saúde Coletiva na Faculdade de Saúde Pública da USP 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, THIAGO; DOMINUTTI, PAMELA A.; VIEIRA-FILHO, MARCELO; FORNARO, ADALGIZA; ANDRADE, MARIA DE FATIMA. Evaluating Atmospheric Pollutants from Urban Buses under Real-World Conditions: Implications of the Main Public Transport Mode in Sao Paulo, Brazil. ATMOSPHERE, v. 10, n. 3 MAR 1 2019. Citações Web of Science: 0.
RIVAS, IOAR; KUMAR, PRASHANT; HAGEN-ZANKER, ALEX; ANDRADE, MARIA DE FATIMA; SLOVIC, ANNE DOROTHEE; PRITCHARD, JOHN P.; GEURS, KARST T. Determinants of black carbon, particle mass and number concentrations in London transport microenvironments. Atmospheric Environment, v. 161, p. 247-262, JUL 2017. Citações Web of Science: 7.

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