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Astrid - accessibility, social justice and transport emission impacts of transit-oriented development strategies

Processo: 15/50128-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de setembro de 2015 - 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Convênio/Acordo: ESRC, UKRI ; Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO)
Pesquisador responsável:Adalgiza Fornaro
Beneficiário:Adalgiza Fornaro
Pesq. responsável no exterior: Ing Karst Geurs
Instituição no exterior: University of Twente (UT), Holanda
Pesq. responsável no exterior: Akex Hagen-Zanker
Instituição no exterior: University of Surrey, Inglaterra
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:Adalgiza Fornaro ; Maria de Fátima Andrade
Auxílios(s) vinculado(s):18/22285-0 - Poluição do ar por material particulado no ambiente urbano de São Paulo: contribuição das fontes de transporte e de queimadas, AP.R
18/00398-8 - Exposição aos poluentes atmosféricos pelos usuários do sistema de transportes em São Paulo e a mitigação de seu impacto, AV.EXT
17/19859-2 - AGU fall Meeting 2017, AR.EXT
17/01082-1 - Modelagem urbana e regional da qualidade do ar com a ocorrência de mudanças climáticas no Brasil, AV.EXT
16/50470-1 - Particles and black carbon exposure to London and São Paulo bike-lane users (PEDALS), AP.R
Bolsa(s) vinculada(s):16/10594-3 - Caracterização do aerossol biogênico primário na atmosfera da Região Metropolitana de São Paulo, BP.DR
16/08826-3 - Justiça social, acessibilidade e exposição à poluição relacionada ao tráfego na cidade de São Paulo, BP.PD
16/14501-0 - Impacto das emissões de poluentes veiculares na população usuária de diferentes modais de transporte na cidade de São Paulo, BP.DD
Assunto(s):Cidades  Área urbana  Aglomerações urbanas  Planejamento territorial urbano 

Resumo

O crescimento e prosperidade das cidades e áreas urbanas é impulsionada pelas vantagens da aglomeração. Essas vantagens não são igualmente experimentadas por todos os membros da população, e a distribuição não é socialmente justa, já que os grupos que se beneficiam da alta densidade e melhores conexões não são os mesmos que experimentam os congestionamentos e a piora da qualidade do ar. Este é um processo global, apesar das diferenças entre as áreas urbanas em termos de economia, planejamento espacial e infra-estrutura disponível. Esta pesquisa, na chamada de projetos em justiça social e políticas de infra-estrutura e ambiente construído/irá investigar os processos físicos e socioeconômicos que determinam a distribuição heterogênea do espaço urbano. Será realizada uma comparação internacional entre regiões metropolitanas do Reino Unido, Holanda e Brasil para identificar tanto fatores universais de respostas às injustiças e circunstâncias específicas que podem reduzir ou ampliar as diferenças sociais. Em particular, o projeto irá investigar a estratégia específica de Planejamento Urbano de Desenvolvimento Orientado ao Trânsito (TOD) e seu potencial de entregar mais respostas equitativas. Isto será alcançado por um levantamento internacional de acessibilidade ao trabalho, preferências da população e disponibilidade em relação ao transporte e opções de moradia; uma campanha de medidas dedicadas a avaliar a exposição em-veículos para poluentes de transporte e análise de informação geográfica e estatística ' avançada serão realizadas. Existem planos de aplicação de TOD em São Paulo e o projeto irá engajar as partes interessadas para atingir os pontos propostos e permitir que a pesquisa tenha um impacto direto na justiça social em São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Exposição à poluição é desigual na cidade de São Paulo 
Resultados do Projeto ASTRID 
Pós-Doutorado em Saúde Coletiva na Faculdade de Saúde Pública da USP 

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROS, PAULA; FAT, LINDA NG; GARCIA, LEANDRO M. T.; SLOVIC, ANNE DOROTHEE; THOMOPOULOS, NIKOLAS; DE SA, THIAGO HERICK; MORAIS, PEDRO; MINDELL, JENNIFER S. Social consequences and mental health outcomes of living in high-rise residential buildings and the influence of planning, urban design and architectural decisions: A systematic review. CITIES, v. 93, p. 263-272, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
SLOVIC, ANNE DOROTHEE; TOMASIELLO, DIEGO BOGADO; GIANNOTTI, MARIANA; ANDRADE, MARIA DE FATIMA; NARDOCCI, ADELAIDE C. The long road to achieving equity: Job accessibility restrictions and overlapping inequalities in the city of Sao Paulo. JOURNAL OF TRANSPORT GEOGRAPHY, v. 78, p. 181-193, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
BRAND, VERONIKA SASSEN; KUMAR, PRASHANT; DAMASCENA, ALINE SANTOS; PRITCHARD, JOHN P.; GEURS, KARST T.; ANDRADE, MARIA DE FATIMA. Impact of route choice and period of the day on cyclists' exposure to black carbon in London, Rotterdam and Sao Paulo. JOURNAL OF TRANSPORT GEOGRAPHY, v. 76, p. 153-165, APR 2019. Citações Web of Science: 0.
NOGUEIRA, THIAGO; DOMINUTTI, PAMELA A.; VIEIRA-FILHO, MARCELO; FORNARO, ADALGIZA; ANDRADE, MARIA DE FATIMA. Evaluating Atmospheric Pollutants from Urban Buses under Real-World Conditions: Implications of the Main Public Transport Mode in Sao Paulo, Brazil. ATMOSPHERE, v. 10, n. 3 MAR 1 2019. Citações Web of Science: 0.
RIVAS, IOAR; KUMAR, PRASHANT; HAGEN-ZANKER, ALEX; ANDRADE, MARIA DE FATIMA; SLOVIC, ANNE DOROTHEE; PRITCHARD, JOHN P.; GEURS, KARST T. Determinants of black carbon, particle mass and number concentrations in London transport microenvironments. Atmospheric Environment, v. 161, p. 247-262, JUL 2017. Citações Web of Science: 16.

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