Busca avançada
Ano de início
Entree

Dualidade e medidas de choque em sistemas estocásticos de partículas interagentes

Processo: 15/15258-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de janeiro de 2016 - 27 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade
Pesquisador responsável:Vladimir Belitsky
Beneficiário:Vladimir Belitsky
Pesquisador visitante: Gunter Markus Schutz
Inst. do pesquisador visitante: Forschungszentrum Jülich, Alemanha
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Processos estocásticos  Sistemas de partículas interagentes 

Resumo

O objetivo do projeto é a obtenção de funções de dualidade para sistemas de partículas interagentes cujos matrizes da transição são construidas por geradores de quocientes da álgebra do Hecke e são, consequentemente, simétricos sob a ação de uma álgebra quântica associada (tal simetria é uma das principais ferramentas a ser empregada no nosso estudo). A ênfase principal será sobre o processo de exclusão simples assimétrico com n> 2 classes de partículas que é simétrico sob a ação da álgebra quântica Uq[gl (n + 1)]. Primeiramente, vamos derivar as matrizes de representação que comutam com a matriz de transição do processo de exclusão; isto será feito com uso da estrutura de co-produto da álgebra quântica. As matrizes derivadas permitirão a investigação do processo de exclusão nas quatro direções descritas no que se segue. (i) Técnicas probabilísticas e combinatórias serão empregadas para a construção das medidas invariantes do processo, tanto as do tipo de bloqueio quanto as que são invariantes por translaçao. (ii) Funções de dualidade serão derivadas para o sistema em estudo em três sitiações: (a) com as fronteiras que inibem às partículas do sistema a saída para fora, (b) no volume infinito, (c) no volume finito com fronteiras periódicas. (iii) O desenvolvimento das técnicas para aobtenção da resultado na última - a terceira - condição permitirá uma generalização da técnica específica, empregada para marcar a posição microscópica de choques e posterior aplicação desta técnica para o estudo do processo na situação quando este apresenta corrente de partículas atípica (no sentido de ser muito baixa ou muito alta, emcomparação com a corrente média). A partir deste estudo, vamos obter uma descrição microscópica da transição de fase dinâmica que até agora tem sido alcançada apenas para a processo de exclusão envolvendo uma só classe de partículas, e ainda quando sua dinâmica é a que chama-se ``simples fracamente assimétrica''. (iv) A técnica de partícula de segunda classe, ferramenta a ser emregada na pesquisa descrita no item anterior, será generalizada e utilizada para rastrear o movimento de flutuações microscópicas em distribuições de particulas objetivando o melhoramento das limitantes nos termos de fronteiras que aparecem nas relações Onsager generalizadas; estas estimativas/limitantes são importantes para o estudo de flutuações na teoria de hidrodinâmica não-linear de fluxos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELITSKY, V.; SCHUETZ, G. M. Self-duality and shock dynamics in the n-species priority ASEP. Stochastic Processes and their Applications, v. 128, n. 4, p. 1165-1207, APR 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.