Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil escolar de crianças e adolescentes vítimas de maus tratos

Processo: 14/24097-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2015 - 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Sandra Scivoletto
Beneficiário:Sandra Scivoletto
Instituição-sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Andrea de Fatima Horvath Marques ; Luciene Stivanin ; Paula Approbato de Oliveira
Bolsa(s) vinculada(s):16/02456-0 - Comportamento social na escola de crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, BP.TT
15/27020-7 - Avaliação das habilidades escolares e da motivação de crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, BP.TT
Assunto(s):Negligência 

Resumo

Crianças e adolescentes vítimas de maus tratos podem apresentar prejuízos em habilidades escolares. O objetivo deste estudo é caracterizar o perfil desta população nas áreas escolares (linguagem escrita, aritmética, comportamento social na escola e motivação escolar) e avaliar a associação entre os fatores de risco sociais (intensidade dos maus tratos, idade do primeiro abrigamento e tempo de abrigamento) e o desempenho escolar. Serão avaliados 105 crianças de 7 a 14 anos, todas residindo em abrigos e com histórico de maus tratos, acompanhadas pelo Programa Equilíbrio, serviço de saúde mental especializado no atendimento desta população. Os seguintes instrumentos serão aplicados para avaliar o desempenho escolar e as variáveis sociais: Teste de Compreensão Escrita, Teste de Compreensão Falada, Consciência Fonológica, Prova de Aritmética, Questionário de Dificuldades e Potencialidades (Strengths and Difficulties Questionaire - SDQ), Escala de Motivação Escolar, Childhood Traummas Questionnaire (CTQ), Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School-Age Children-Present and Lifetime Version (K-SADS-PL), Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV) e entrevistas aos responsáveis e professores. Serão avaliadas as associações entre perfis de desempenhos nas diferentes áreas escolares e fatores de risco sociais, controlando para transtornos mentais e quociente intelectual. Os resultados serão analisados por regressão logística e linear. (AU)