Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do envolvimento da atividade mitocondrial na super-resposta à restrição calórica em Caenorhabditis elegans mutantes para lipl-5

Processo: 15/15526-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2015 - 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Fernanda Marques da Cunha
Beneficiário:Fernanda Marques da Cunha
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Hugo Aguilaniu
Assunto(s):Mitocôndrias  Restrição calórica  Caenorhabditis elegans  Lipase  Lipídeos 

Resumo

As mitocôndrias são organelas dinâmicas que integram sinais metabólicos e modulam sua atividade com vistas à regulação da produção de energia, de intermediários metabólicos assim como indução de respostas sistêmicas. Juntos, estes fatores são determinantes para a manutenção da homeostase em situações de estresse. A restrição calórica é uma intervenção nutricional capaz de aumentar a longevidade de uma série de organismos, e parte do seu efeito depende da modulação da atividade mitocondrial. O cultivo de C. elegans em meio sem bactérias (privação de bactérias) é um protocolo extremo de restrição calórica, capaz de aumentar o tempo de vida de animais adultos. Este projeto visa o estudo do envolvimento da atividade mitocondrial no aumento da longevidade induzido pela restrição calórica em C. elegans, especialmente em mutantes lipl-5 que, apesar de não mobilizarem todos os seus estoques lipídicos, vivem 100% mais que animais selvagens quando submetidos à privação de bactérias. Um melhor entendimento da modulação da função mitocondrial frente à restrição calórica extrema, em um contexto de preservação das reservas lipídicas, abrirá caminho para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas de promoção à saúde em pessoas em que a diminuição dos estoques lipídicos esteja relacionada a um pior prognóstico, como por exemplo, pacientes oncológicos ou idosos com fragilidade senil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACEDO, FELIPE; DOS SANTOS, LUCAS SOUZA; GLEZER, ISAIAS; DA CUNHA, FEMANDA MARQUES. Brain Innate Immune Response in Diet-Induced Obesity as a Paradigm for Metabolic Influence on Inflammatory Signaling. FRONTIERS IN NEUROSCIENCE, v. 13, APR 24 2019. Citações Web of Science: 0.
AMIGO, IGNACIO; DA CUNHA, FERNANDA M.; FORNI, MARIA FERNANDA; GARCIA-NETO, WILSON; KAKIMOTO, PAMELA A.; LUEVANO-MARTINEZ, LUIS A.; MACEDO, FELIPE; MENEZES-FILHO, SERGIO L.; PELOGGIA, JULIA; KOWALTOWSKI, ALICIA J. Mitochondrial form, function and signalling in aging. Biochemical Journal, v. 473, n. 20, p. 3421-3449, OCT 2016. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.