Busca avançada
Ano de início
Entree

Deleuze e Peirce:imagem-movimento e imagem-tempo nas relações entre pensamento e imagem

Processo: 15/08467-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2015 - 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Maria Ogécia Drigo
Beneficiário:Maria Ogécia Drigo
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pensamento  Charles Sanders Peirce  Gilles Deleuze  Imagem 

Resumo

Esta pesquisa tem como contexto as relações entre o pensamento e as imagens cinematográficas desenvolvidas por Gilles Deleuze na confluência com ideias de Charles Sanders Peirce, notadamente as que tratam da taxionomia dos signos e das categorias fenomenológicas, uma vez que Deleuze as utiliza para pensar os signos/imagens cinematográficos. As obras "A imagem-movimento - Cinema 1" e "A imagem-tempo - Cinema 2" compõem o corpus da pesquisa que tem como propósito primeiro a compreensão de como Deleuze articula as categorias fenomenológicas: primeiridade, segundidade e terceiridade e parte da taxionomia dos signos da semiótica peirceana, aos conceitos de imagem-movimento e imagem-tempo. A partir disto propõem-se os objetivos de inventariar as contribuições do pensamento deleuzeano para a compreensão da relação entre pensamento e imagem e explicitar estratégias metodológicas para análise de imagens em movimento. Trata-se de uma pesquisa cuja relevância está na exploração do potencial dos conceitos de imagem-movimento e imagem-tempo propostos por Deleuze para a reflexão sobre o pensamento e para a elaboração de estratégias metodológicas de análise de imagem em movimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)