Busca avançada
Ano de início
Entree

Human microbiomes and their roles in dysbiosis, common diseases and novel therapeutic approaches

Resumo

O corpo humano é a residência de um grande número de beactérias comensais (não patogênica) e espécies patogênicas que co-evoluíram com o genoma humano, sistema imunológico adaptativo e dieta. Com os recentes avanços em tecnologias baseadas em DNA, iniciamos a exploração de funções de genes bacterianos e seu papel na saúde humana. O principal objetivo do projeto microbioma humano é caracterizar a abundância, diversidade e funcionalidade dos genes presentes em todos os microorganismos que vivem permanentemente em locais diferentes do corpo humano. A microbiota intestinal expressa mais de 3,3 milhões de genes de bactérias, enquanto o genoma humano expressa apenas 20 mil genes. Os produtos dos genes microbianos exercem funções cruciais através da regulação da digestão dos alimentos e desenvolvimento do sistema imunológico. Estudos confirmaram que a manipulação de espécies de bactérias não patogénicas no hospedeiro pode estimular a recuperação da resposta imune a bactérias patogênicas que causam doenças. Diferentes abordagens, incluindo o uso de nutracêuticos (prebióticos e probióticos), bem como bacteriofagos modificados com sistemas CRISPR / cas 9 e sistemas de detecção de quórum têm sido desenvolvidos como novas terapias para controlar disbiose (alterações na comunidade microbiana) e doenças comuns (por exemplo, diabetes e obesidade). A concepção e produção de produtos farmacêuticos com base em microbioma do nosso próprio corpo é um campo emergente e está crescendo rapidamente para ser plenamente explorado no futuro próximo. Esta revisão apresenta uma visão sobre as descobertas recentes sobre os microbiomas humanos, seu impacto na saúde e doenças, e no desenvolvimento de terapias direcionadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELIZARIO, JOSE E.; FAINTUCH, JOEL; MALPARTIDA, MIGUEL GARAY. Breath Biopsy and Discovery of Exclusive Volatile Organic Compounds for Diagnosis of Infectious Diseases. FRONTIERS IN CELLULAR AND INFECTION MICROBIOLOGY, v. 10, JAN 7 2021. Citações Web of Science: 0.
BELIZARIO, JOSE E.; FAINTUCH, JOEL; GARAY-MALPARTIDA, MIGUEL. Gut Microbiome Dysbiosis and Immunometabolism: New Frontiers for Treatment of Metabolic Diseases. Mediators of Inflammation, 2018. Citações Web of Science: 11.
BELIZARIO, JOSE E.; NAPOLITANO, MAURO. Human microbiomes and their roles in dysbiosis, common diseases, and novel therapeutic approaches. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 6, OCT 6 2015. Citações Web of Science: 77.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.