Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial biotecnológico e agrícola da microbiota bacteriana endofítica associada á cultura do pinhão-manso (Jatropha Curcas L.)

Processo: 15/10974-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2015 - 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Paulo Teixeira Lacava
Beneficiário:Paulo Teixeira Lacava
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Enzimas  Controle biológico  Micro-organismos endofíticos  Microbiologia aplicada 

Resumo

O Pinhão-Manso é uma espécie vegetal que apresenta valor medicinal e ornamental. Recentemente, a cultura do pinhão-manso tem recebido especial atenção como uma alternativa para a produção de biodiesel. Micro-organismos endofíticos tem sido definido como aqueles que habitam o interior de vegetais pelo menos em algum período do seu ciclo de vida. Estes micro-organismos incluem espécies simbiontes mutualísticas de bactérias, a qual podem ser utilizadas na promoção de crescimento vegetal e controle biológico de fitopatógenos. Bactérias endofíticas promovem o crescimento de plantas direta ou indiretamente. A promoção de crescimento direto inclui: i) fixação biológica de nitrogênio, ii) solubilização de fosfato e iii) produção de ácido indol acético e, indireto pela inibição de fitopatógenos por meio de controle biológico. Em recentes anos, o interesse em micro-organismos endofíticos tem crescido, pois estes possuem um papel chave em ambientes agrícolas e pelo uso promissor na agricultura sustentável. A importância dos micro-organismos na produção de enzimas é devido a sua alta capacidade de produção, de baixo custo e possibilidade de manipulação genética. Na verdade, enzimas de origem microbiana têm alto interesse biotecnológico. Micro-organismos endofíticos ocupam um nicho relativamente inexplorado no isolamento de micro-organismos; representando uma nova fonte de obtenção de enzimas com diferentes potencialidades. O presente projeto irá selecionar bactérias endofíticas com potencial para promoção de crescimento vegetal por meio de testes bioquímico para fixação de biológica de nitrogênio, solubilização de fosfatos e produção de ácido indol acético. Além disso, o potencial de biocontrole dos isolados endofíticos serão testados contra fungos fitopatogénicos para atividade antagônica. Por fim, a produção da enzima pelos isolados endofíticos, com interesse biotecnológico, serão verificados. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.