Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do sistema de secreção ETT2 (Escherichia coli type III secretion system 2) de E. coli enteroagregativa

Processo: 15/15135-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2015 - 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Waldir Pereira Elias Junior
Beneficiário:Waldir Pereira Elias Junior
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Cecilia Mari Abe ; Martha Harumi Sonobe ; Roberto Nepomuceno de Souza Lima
Auxílios(s) vinculado(s):16/50479-9 - Molecular and structural characterization of ETT-2 (Escherichia coli type III secretion system 2) of Enteroaggregative E. coli, AP.R
Bolsa(s) vinculada(s):16/04231-5 - Prevalência dos genes do aparato de secreção ETT2, BP.TT
Assunto(s):Escherichia coli  Sistemas de secreção tipo II  Genomas  Translocação genética  Fatores de virulência 

Resumo

Escherichia coli enteroagregativa (EAEC) é um patógeno emergente, associado a casos de diarreia em crianças e adultos, tanto em países subdesenvolvidos como desenvolvidos. No Brasil EAEC tem sido sistematicamente encontrado como o patótipo de E. coli diarreiogênica mais prevalente. Esse patótipo é bastante heterogêneo com relação à presença de fatores de virulência, indicando a característica multifatorial necessária para o desenvolvimento da doença. A análise do genoma da cepa considerada protótipo de EAEC (cepa 042, sorotipo O44:H18) indicou a presença de genes relacionados a um sistema de secreção do tipo III (T3SS), que em outros enteropatógenos está relacionado com a translocação de proteínas efetoras diretamente para o citoplasma da célula eucariótica. Esse sistema, denominado ETT2 (Escherichia coli type three secretion system 2), apresenta alta similaridade ao encontrado em E. coli enterohemorrágica e Salmonella spp, sendo, portanto, uma variante do T3SS. No genoma da EAEC 042 todos os genes que compõem o ETT2 estão íntegros. Entretanto, até o presente momento o transporte de efetores através deste sistema não foi demonstrado experimentalmente, nem a ultraestrutura do injetossoma visualizada. O presente projeto tem o objetivo original de caracterizar o ETT2 da EAEC 042, no sentido de identificar proteínas secretadas pelo sistema, analisar o injetossoma em microscopia eletrônica de transmissão, além de determinar a prevalência do aparato genético que codifica ETT2 em uma grande coleção de EAEC. Pretende-se contribuir para o esclarecimento da patogênese da diarreia causada por este patógeno de grande importância epidemiológica em nosso meio, identificando possíveis novos fatores de virulência secretados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, FERNANDA B.; ABREU, AFONSO G.; NUNES, KAMILA O.; GOMES, TANIA A. T.; PIAZZA, ROXANE M. F.; ELIAS, WALDIR P. Distribution of serine protease autotransporters of Enterobacteriaceae in typical and atypical enteroaggregative Escherichia coli. INFECTION GENETICS AND EVOLUTION, v. 50, p. 83-86, JUN 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.