Busca avançada
Ano de início
Entree

The coadministration of nacetylcysteine ameliorates the effects of arsenic trioxide on the male mouse genital system

Processo: 15/21101-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de novembro de 2015 - 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Wilma de Grava Kempinas
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Antioxidantes  Reprodução  Toxicologia 

Resumo

O trióxido de arsênio (As2O3) tem se mostrado efetivo no tratamento da leucemia, mas também tem sido associado à toxicidade reprodutiva. Uma vez que a suplementação com N-acetilcisteína (NAC) pode minimizar os efeitos adversos causados pela exposição, nós avaliamos os efeitos do As2O3 e sua potencial reversibilidade tanto após suspensão da exposição quanto após co-administração de NAC. Os camundongos receberam 0,3 ou 3,0 mg/Kg/dia de As2O3 (via subcutânea) e 40mM de NAC na água de beber. O tratamento com As2O3 comprometeu a espermatogênese, a motilidade espermática, além de diminuir o peso da vesícula seminal e os níveis séricos de testosterona; após a suspensão do tratamento, esses parâmetros permaneceram alterados em relação aos animais do grupo controle. Quando a NAC foi oferecida aos animais, estes mostraram melhoria nos parâmetros espermáticos e restabelecimento do peso da vesícula seminal. Além disso, a contratilidade epididimária in vitro foi aumentada nos animais tratados com As2O3. Nós concluímos que o As2O3 é tóxico ao sistema genital masculino de camundongos, uma vez que compromete a quantidade e a qualidade espermática, e que esses efeitos persistem mesmo após a suspensão da exposição. Entretanto, a co-administração de NAC ameniza os efeitos deletérios da droga no sistema genital masculino. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, RAQUEL FRENEDOSO; BORGES, CIBELE DOS SANTOS; VILLELA E SILVA, PATRICIA; MISSASSI, GABRIELA; ALMEIDA KIGUTI, LUIZ RICARDO; PUPO, ANDRE SAMPAIO; BARBOSA JUNIOR, FERNANDO; ANSELMO-FRANCI, JANETE APARECIDA; KEMPINAS, WILMA DE GRAVA. The Coadministration of N-Acetylcysteine Ameliorates the Effects of Arsenic Trioxide on the Male Mouse Genital System. OXIDATIVE MEDICINE AND CELLULAR LONGEVITY, 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.