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Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina

Processo: 15/10854-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2015 - 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Karina Pavão Patrício
Beneficiário:Karina Pavão Patrício
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Emmanuel de Almeida Burdmann ; Fernanda Martin Catarucci ; Talita Cardoso Rossi
Bolsa(s) vinculada(s):17/02524-8 - Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina, BP.TT
16/00418-3 - Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina, BP.TT
Assunto(s):Estresse  Estudantes de medicina  Empatia  Meditação  Marcadores inflamatórios 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:empatia | estresse | Estudantes de Medicina | Marcadores Inflamtórios | Meditação | Práticas Integrativas | Práticas Integrativas e Complementares

Resumo

O curso de graduação em Medicina expõe os seus alunos a estresse significativo, com consequências no aprendizado, na motivação e no contato com pacientes, colegas e professores, na qualidade de vida, entre outros. Podendo desencadear a síndrome de esgotamento, problemas na esfera da saúde mental, outras patologias ou agravar as já existentes. O desenvolvimento de estresse psicológico associa-se a alterações nos componentes do sistema inflamatório. A presença de estresse e depressão causa prejuízo da empatia nos graduandos de medicina. Técnicas de meditação e medicina integrativa vêm sendo utilizadas com o objetivo de diminuir os níveis de estresse e aumentar a empatia em estudantes e profissionais da área da saúde, incluindo estudantes de graduação em medicina e médicos. Além de melhorar e diminuir a percepção de estresse e aumentar a empatia, estas técnicas são associadas à diminuição de fatores inflamatórios sistêmicos naqueles que as praticam ou recebem. Este estudo visa avaliar e compreender os efeitos de exercícios de respiração, de exercícios de vivências interpessoais e da meditação sobre a percepção do estresse, a empatia e marcadores inflamatórios de estudantes de graduação em Medicina. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDA MARTIN CATARUCCI; THAYS HERBST CARVALHO; SUSAN ANDREWS; EMMANUEL A. BURDMANN; KARINA PAVÃO PATRÍCIO. Empatia em estudantes de Medicina: efeitos de um programa de gerenciamento do estresse. Rev. bras. educ. med., v. 46, n. 2, . (15/10854-2)

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