Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma análise histórica da formação dos Jogos Olímpicos dos trabalhadores (1894-1925)

Processo: 15/16568-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2016 - 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Sérgio Settani Giglio
Beneficiário:Sérgio Settani Giglio
Instituição-sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):17/11476-7 - A história política do futebol olímpico (1894-1988), PUB.LVR.BR
Assunto(s):Trabalhadores  História do esporte 

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar os aspectos históricos da gênese dos Jogos Olímpicos dos trabalhadores. Até a década de 1920, os Jogos Olímpicos organizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), mantinham os trabalhadores afastados da competição por meio do lema do amadorismo e do "espírito olímpico". Para garantir a presença dos aristocratas, o COI em oposição aos atletas profissionais, que eram remunerados, valorizava a ideia de amor ao esporte e da prática esportiva como integrante do tempo livre. Os trabalhadores na luta contra a discriminação e por não acreditarem nos valores propostos pelo COI organizaram a sua própria competição olímpica a partir da Socialist Worker Sport International (SWSI). A proposta teórico-metodológica que orienta esse trabalho será uma análise documental dos arquivos do Boletim Olímpico (1894-1925) e dos documentos do Labour and Socialist International Archives (1923-1925). Esta pesquisa pretende articular dois eixos: de um lado, a fundação e os anos iniciais da formação do COI como determinantes de uma política responsável por definir os rumos do esporte no mundo; e, de outro lado, pelo surgimento do movimento esportivo dos trabalhadores que questionou o modelo proposto por Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos. Espera-se que a análise dessa tensão entre o COI e os trabalhadores forneça elementos para entender como a SWSI enfrentou o dilema entre manter os planos originais de sua criação ou de se aproximar do modelo esportivo do qual eram críticos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIGLIO, SERGIO SETTANI. Honour and Dignity: The Peru Case at the 1936 Olympic Games in Berlin. INTERNATIONAL JOURNAL OF THE HISTORY OF SPORT, v. 34, n. 11, p. 1128-1139, 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.