Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel das miosinas na trans-infecção do HIV-1 por células dendríticas e na replicação do HIV-1 em macrófagos

Processo: 14/23225-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de fevereiro de 2016 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Bruna Cunha Gondim de Alencar
Beneficiário:Bruna Cunha Gondim de Alencar
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/01733-8 - Interatoma de siglec1 após a ligação ao HIV-1, BP.MS
17/01313-3 - Validação do silenciamento e especificidade de siRNAs para miosinas expressas em macrófagos, BP.IC
16/11679-2 - Envolvimento de miosinas na trans-infecção de HIV-1 por células dendríticas, BP.MS
Assunto(s):HIV-1  Células dendríticas  Macrófagos  Miosinas  Sistema imune 

Resumo

O HIV-1 é um vírus que debilita o sistema imune, principalmente devido à infecção das células T CD4+. Contudo, outras células do sistema imune também interagem com o vírus e são importantes no curso da infecção. É o caso dos macrófagos e células dendríticas. Os macrófagos podem ser infectados pelo HIV-1, estão envolvidos na demência associada ao HIV-1, e são considerados reservatórios virais. Já as células dendríticas são capazes de transmitir o vírus HIV-1 para células T CD4+ alvo, mesmo sem se infectarem elas mesmas, em um mecanismo chamado trans-infecção. Por essa razão, acredita-se que as células dendríticas sejam importantes para a disseminação do HIV-1. As miosinas são proteínas motoras que se deslocam sobre a rede de actina e medeiam muitas de suas funções. Diversas evidências apontam que o HIV-1 se utiliza da rede de actina em várias etapas do seu ciclo. Apesar disso, pouco se sabe sobre as proteínas motoras envolvidas na replicação e na transmissão do HIV-1.Este projeto tem como objetivo estudar o papel das miosinas no ciclo do HIV-1 em macrófagos e na trans-infecção desse vírus por células dendríticas. O projeto pretende, utilizando como ferramenta o silenciamento dos genes de miosinas por RNAi em células humanas primárias, descrever quais miosinas participam desses processos, em quais etapas e qual o papel das mesmas. A descrição de novas proteínas do hospedeiro envolvidas no ciclo do HIV-1 pode abrir novos caminhos para o desenvolvimento de tratamentos visando a eliminação de reservatórios virais e a contenção da transmissão do HIV-1. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS REIS, EDIONE CRISTINA; CORDEIRO LEAL, VINICIUS NUNES; DA SILVA SOARES, JAINE LIMA; FERNANDES, FERNANDA PEREIRA; DE LIMA, DHEMERSON SOUZA; DE ALENCAR, BRUNA CUNHA; PONTILLO, ALESSANDRA. Flagellin/NLRC4 Pathway Rescues NLRP3-Inflammasome Defect in Dendritic Cells From HIV-Infected Patients: Perspective for New Adjuvant in Immunocompromised Individuals. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 10, JUN 11 2019. Citações Web of Science: 0.
DE LIMA, DHEMERSON SOUZA; NUNES, VINICIUS C. L.; OGUSKU, MAURICIO M.; SADAHIRO, AYA; PONTILLO, ALESSANDRA; ALENCAR, BRUNA DE CUNHA. Polymorphisms in SIGLEC1 contribute to susceptibility to pulmonary active tuberculosis possibly through the modulation of IL-1 beta. INFECTION GENETICS AND EVOLUTION, v. 55, p. 313-317, NOV 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.