Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores determinantes da adoção de sistemas de integração por pecuaristas no estado de São Paulo

Resumo

O percentual de pastagens naturais e com algum grau de degradação é elevado. Dados censitários mostram que quase a metade da área de pastagens do estado de São Paulo encontra-se nesta situação, o que resulta em baixa produtividade e aspectos ambientais negativos. A adoção de sistemas de integração envolvendo a produção pecuária, agrícola e/ou silvícola é uma alternativa para reverter esse quadro. No entanto, a adoção de tais sistemas ainda é limitada e heterogênea. Dentre os diversos arranjos possíveis, a integração lavoura-pecuária tem sido mais rapidamente difundida para a recuperação e/ou renovação de pastagens. Já os arranjos que envolvem o componente arbóreo ainda encontram-se em fase inicial de adoção e requerem estudos que contribuam para o fomento da adoção. Nesse contexto, o presente projeto tem o principal objetivo de identificar os fatores determinantes da adoção de sistemas de produção integrados para a recuperação e/ou renovação de pastagens por pecuaristas de corte do Estado de São Paulo. Para tal, um questionário estruturado será aplicado junto a uma amostra de 70 propriedades rurais para a coleta de informações sobre as características da propriedade rural, do sistema de produção e do pecuarista. Os dados serão analisados por meio de um modelo logit, cuja principal contribuição é encontrar um conjunto de variáveis que afetam a probabilidade da adoção de sistemas de integração pelos pecuaristas. Os resultados do projeto poderão ter grande aplicação na formulação de políticas públicas e estratégias privadas com vistas a aumentar a difusão de sistemas de integração e aumentar a intensidade na recuperação das pastagens do estado de São Paulo, o que tem efeito positivo na produtividade e sustentabilidade da produção pecuária. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA FILHO, HILDO MEIRELLES; VINHOLIS, MARCELA MELLO BRANDAO; CARRER, MARCELO JOSE; BERNARDO, ROBERTO. Determinants of adoption of integrated systems by cattle farmers in the State of Sao Paulo, Brazil. AGROFORESTRY SYSTEMS, v. 95, n. 1, SI, p. 103-117, JAN 2021. Citações Web of Science: 0.
DE SOUZA FILHO, HILDO MEIRELLES; VINHOLIS, MARCELA MELLO BRANDAO; CARRER, MARCELO JOSE; BERNARDO, ROBERTO. Determinants of adoption of integrated systems by cattle farmers in the State of Sao Paulo, Brazil. AGROFORESTRY SYSTEMS, v. 95, n. 1, SI NOV 2020. Citações Web of Science: 0.
CARRER, MARCELO JOSE; MAIA, ALEXANDRE GORI; BRANDAO VINHOLIS, MARCELA DE MELLO; DE SOUZA FILHO, HILDO MEIRELLES. Assessing the effectiveness of rural credit policy on the adoption of integrated crop-livestock systems in Brazil. LAND USE POLICY, v. 92, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.
CARRER, MARCELO JOSE; FRANCO DA SILVEIRA, RODRIGO LANNA; BRANDAO VINHOLIS, MARCELA DE MELLO; DE SOUZA FILHO, HILDO MEIRELLES. Determinants of agricultural insurance adoption: evidence from farmers in the state of Sao Paulo, Brazil. RAUSP Management Journal, v. 55, n. 4, p. 547-566, 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.