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Graciliano Ramos e a cultura política: mediação editorial e construção do sentido

Processo: 15/14818-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Vigência: 01 de novembro de 2015 - 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Thiago Mio Salla
Beneficiário:Thiago Mio Salla
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História do livro  História da imprensa  História da leitura  Literatura brasileira  Mediação cultural  Estado Novo (1937-1945)  Cultura política  Graciliano Ramos  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Política | Estado Novo | Graciliano Ramos | mediação editorial | Paratextos | Quadros e Costumes do Nordeste | História do livro, da imprensa e da leitura; Literatura Brasileira;

Resumo

Este livro tem como objetivo estudar os quadros nordestinos publicados por Graciliano Ramos na revista getulista Cultura Política, principal publicação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), do Estado Novo, entre março de 1941 e maio de 1943. Levando-se em conta a materialidade de tais escritos, ou seja, o fato de terem sido veiculados num suporte editorial e num tempo específicos, procura-se examinar os efeitos de sentido por eles produzidos no periódico oficial, bem como as estratégias empregadas pelo artista para mover-se em meio a um terreno minadíssimo, de articulações políticas comprometedoras, durante o regime de 1937. Como se depreende da análise dos textos propriamente ditos e dos debates culturais dos quais estes participavam, observa-se que o escritor, no momento em questão, parecia equilibrar-se sobre o fio de uma navalha: se de um lado a necessidade de colaboração impunha-se, de outro, percebe-se, na seleção das tópicas, no gênero e no modo de elocução adotados em seus "Quadros e Costumes do Nordeste" (nome da seção em que estes foram estampados inicialmente), seu receio em comprometer-se com os postulados do governo ditatorial. (AU)

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