Busca avançada
Ano de início
Entree

Montagem, monitoramento em tempo real e implementação de controle avançado em um sistema de flotação por ar dissolvido para tratamento de água visando redução do consumo de energia

Resumo

A flotação é empregada em tratamento de águas e apresenta relativa simplicidade. Consiste em separar partículas em suspensão através da sua adesão a microbolhas de ar de 30-100 m de diâmetro, provocando uma diminuição na densidade aparente destas partículas. Para isto, ar é dissolvido sob pressão em água em um vaso saturador e em seguida injetado no tanque de flotação após uma rápida queda de pressão. No vaso de saturação é preciso regular a pressão e a vazão total de água para manter a qualidade das microbolhas geradas e, assim, garantir a separação do material suspenso. Este trabalho irá construir um protótipo de flotação para investigar a relação das variáveis manipuladas no controle e automação do processo de flotação, implementando malhas de controle multivariável e inteligência artificial para manipular as condições de operação do vaso saturador visando regular a turbidez da água clarificada na saída do flotador e, com isto, buscando também reduzir o consumo de energia nos equipamentos e o esforço de controle dos atuadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, RODOLPHO RODRIGUES; FRANCO, IVAN CARLOS; THOMPSON, JR., JOSE PEDRO; DA SILVA, FLAVIO VASCONCELOS. Turbidity control on dissolved air flotation process using fuzzy logic. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 78, n. 12, p. 2586-2596, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Flávio Vasconcelos da. . 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.