Busca avançada
Ano de início
Entree

Marine genomic: genome biology and evolution of key primary producers

Processo: 15/50078-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2015 - 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Convênio/Acordo: University of Melbourne
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Mariana Cabral de Oliveira
Beneficiário:Mariana Cabral de Oliveira
Pesq. responsável no exterior: Heroen Verbruggen
Instituição no exterior: University of Melbourne, Austrália
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/11833-3 - Diversidade e filogenia de algas vermelhas (Rhodophyta) de importância econômica e ecológica, AP.BTA.R
Assunto(s):Biologia marinha  Ecossistemas marinhos  Algas marinhas  Genômica comparativa  Mudança climática  Cooperação internacional 

Resumo

As algas são fundamentais para a estrutura e funcionamento dos ecossistemas marinhos a para os ciclos geoquímicos globais. Elas são responsáveis por quase metade da produção primária que ocorre no planeta, desempenhando um papel central no funcionamento dos ecossistemas, além de ter grande impacto sobre as tendências climáticas de longo prazo. Algas fornecem compostos que são utilizados coma aditivos alimentares e em aplicações farmacêuticas e microbiológicas, uma indústria estimada em US $ 6 bilhões de dólares por ano. Apesar da relevância global das algas, subsistem lacunas significativas no conhecimento das características genômicas responsáveis por suas funções mais importantes, bem coma a evolução dos seus genomas. Este projeto tem como objetivo reunir dois laboratórios líderes no campo da Genômica Evolutiva de algas. Através da colaboração em um projeto inovador, vamos abordar questões significativas em Genômica Comparativa e evolução de algas. O projeto reflete os interesses comuns e conhecimentos entre os grupos e tem como objetivo estimular a produção de pesquisas, a troca de conhecimentos, e financiamento mútuo contínuo. O projeto consiste em um workshop, intercâmbio de estudantes de pós-graduação, e a geração de dados preliminares para serem utilizados nas propostas de financiamento conjunto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IHA, CINTIA; GRASSA, CHRISTOPHER J.; LYRA, GOIA DE M.; DAVIS, CHARLES C.; VERBRUGGEN, HEROEN; OLIVEIRA, MARIANA C. Organellar genomics: a useful tool to study evolutionary relationships and molecular evolution in Gracilariaceae (Rhodophyta). JOURNAL OF PHYCOLOGY, v. 54, n. 6, p. 775-787, DEC 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.